Planetário da Universidade Federal de Santa Maria

Bem Vindo ao Planetário da UFSM Antes mesmo da Criação da UFSM em 1960, já havia em seu pré-projeto datado de 1958, neste estavam presentes junto a praça central do futuro campus o Planetário e o Museu de Ciências, isto porque seguia os modelos das grandes universidades americanas e européias. O idealizador da UFSM, Prof José Mariano da Rocha Filho, havia realizado viagens para planejar um modelo próximo ao ideal, para a futura universidade de Santa Maria. Em 1960, Mariano conseguiu um primeiro esboço do que viria a ser o Planetário com o arquiteto Oscar Niemayer, este esboço foi desenhado em uma folha de guardanapo de restaurante e entregue a Mariano em Goiânia (GO), Niemayer ali tinha prestado uma pequena contribuição, pois o mesmo não tinha disponibilidade para fazer o projeto de alguns prédios da UFSM como havia sido solicitado. UFSM foi criada em 14 de dezembro de 1960, sendo a primeira Universidade Federal no interior do Brasil e o Planetário em 14 de dezembro de 1971, foi o quarto Planetário Brasileiro, o oitavo na América Latina, o primeiro no Rio Grande do Sul e o Primeiro em uma cidade do interior no Brasil. A Astronomia, como parte do Planetário, pode proporcionar uma excelente iniciação à observação e experimentação podendo ser, não só extremamente motivadora, como divertida. Por outro lado tem enorme importância na educação global, tanto científica como humanística, porque sendo multidisciplinar, pode ser vantajosamente usada como unificadora do conhecimento, como pretexto para iniciação e familiarização com os métodos característicos da investigação (experimentação e observação de fenômenos naturais) e como estimulante à curiosidade e descoberta da ciência e tecnologia. Do ponto de vista humanístico é importante ao projetar o homem na sua dimensão e no seu lugar no Universo, de que ele é afinal parte. Nos últimos anos tem-se sentido e observado a dificuldade de comunicação existente entre os cursos formadores de professores e as escolas de ensino fundamental e médio. Visando suprir esta lacuna e a partir do espaço previamente destinado a uma galeria de imagens, trabalhou-se na criação do Museu Interativo. Busca-se assim despertar a capacidade criativa dos jovens, e propiciar o interesse pelas questões relacionadas a astronomia. Desde julho de 1998, o Planetário da UFSM já envolveu mais de 50.000 crianças e adultos, dos 4 aos 80 anos, de todo o estado, e até de Santa Catarina. As visitas guiadas que podem ser de até 25 pessoas por turma, tem uma duração média de 50 minutos e necessitam de dois alunos monitores simultaneamente. A concepção das visitas, o conhecimento necessário e o treino dos monitores são feitos pela equipe do Planetário. Os monitores, a "roda de leva a mensagem", são alunos da História, Geografia, Física e Engenharias da Universidade Federal de Santa Maria.