Sobre o Cadastro

O que é o Cadastro Nacional de Museus?

Em 2006, no âmbito da Política Nacional de Museus, foi criado um instrumento visando conhecer e mapear os museus brasileiros, denominado Cadastro Nacional de Museus (CNM).

O Cadastro Nacional de Museus é um instrumento da Política Nacional de Museus (PNM), responsável pelo mapeamento e compartilhamento de informações sobre os museus em território nacional. O CNM visa reunir informações qualificadas para, assim, embasar a formulação e o monitoramento de políticas públicas para o setor.

No CNM você poderá obter dados sobre localização georreferenciadas, funcionamento, estrutura, acervo, serviços oferecidos ao visitante, dentre outras informações e mídias relacionadas aos museus. As informações do CNM servem tanto ao governo como a pesquisadores, aos visitantes, aos profissionais da área e aos demais que possam se interessar pelo mundo dos museus brasileiros.

O CNM visa reunir os dados sobre os museus, fornecendo informações qualificadas para, assim, embasar a formulação e o monitoramento de políticas públicas para o setor. As informações do CNM servem tanto ao governo como a pesquisadores, aos visitantes, aos profissionais da área e aos demais que possam se interessar pelos museus.

Todo museu que tem as características abaixo pode se cadastrar:

  • Está a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento;
  • É uma instituição de caráter permanente e sem fins lucrativos;
  • Preserva bens naturais e culturais, de natureza material ou imaterial;
  • Realiza a comunicação dos bens culturais sob sua guarda (exposições etc.);
  • Está aberto ao público;
  • Não comercializa patrimônio museológico; e
  • Não se caracteriza como processo museológico.

De caráter auto declaratório, desde sua criação o CNM já mapeou mais de 3.800 museus e se consolidou como uma importante fonte de informações para o diagnóstico do setor museal, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento, a implementação e o monitoramento das políticas públicas do setor e da cultura.

Buscando aprimorar os serviços oferecidos, a coleta e a divulgação de dados, e consciente da necessidade de informações de qualidade, o Cadastro começa o ano de 2024 com novas metodologias de trabalho e formas de comunicação com a sociedade, refletidas na nova Plataforma MuseuBR.

Desde 2015, com o intuito de promover maior transparência na gestão pública, garantir a contribuição da sociedade e acurar a qualidade dos dados, o CNM adotou a Plataforma MuseusBR para o mapeamento e a atualização das informações dos museus, que passaram a ser realizados de forma colaborativa e democrática, permitindo à sociedade participação direta na forma de inclusão de informações e produção de conhecimento sobre os museus do país.

Contudo, diante das necessidades apresentadas pelo campo e de demandas internas, foi necessário reformular a ferramenta MuseusBR, de forma a melhor atender aos objetivos da iniciativa e aos anseios dos usuários. Por isso, após suspensão em meados de 2023, retomamos os trabalhos com uma Plataforma muito mais dinâmica e atual.

Os dados que aparecem na tela são reflexo de grandes esforços para a mobilização do campo, para a captação de parceiros e para os debates. É neste cenário de amplos debates, de desenvolvimento da museologia, de diversas formas dos profissionais enxergarem seus campos de atuação e de expansão das iniciativas de memória em meio digital, que a tarefa da Plataforma MuseusBR de dar espaço e voz à diversidade de museus do Brasil se torna ainda mais necessária.

Acesse e conheça os museus brasileiros!

Tutoriais

Materiais extras