Casa de José de Alencar e Museu Arthur Ramos – Universidade Federal do Ceará

Local de nascimento do escritor José de Alencar. Abrigou o primeiro engenho a vapor do Estado do Ceará. Equipamento de extensão da Universidade Federal do Ceará desde 1964, ocupa um terreno de oito hectares de área verde dentro da malha urbana da capital cearense. Em suas dependências estão as ruínas do antigo engenho de cana e açúcar da família Alencar, o imóvel remanescente da época em que a família viveu na propriedade, horta comunitária, restaurante, biblioteca, duas pinacotecas, salas de aula, museu, auditório e salas de adminstração. Em suas dependências acontecem piqueniques, encontros, palestras, seminários, visitas mediadas, aulas de música e de capoeira e outras atividades voltadas para a comunidade.