Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Instituto, Associação civil
Nome do responsável pelo coletivo
Adriana Mattos Rodrigues
Breve história sobre o Ponto de Memória
O Instituto Odoiyá, fundado em 07 de janeiro de 2016, localizado em Florianópolis, Santa Catarina, tem como missão a preservação e transmissão da rica Cultura Tradicional Afrobrasileira e Africana, embasada nos princípios filosóficos do candomblé, que promovem a igualdade, respeito e paz entre todos os seres. Nossa expressão é aproximar pessoas e difundir a cultura africana, assim como a ancestralidade afrobrasileira, refletindo em projetos de ações sociais e educativas. O Instituto Odoiyá é peculiar por sua origem, sendo criado por adeptos do candomblé, membros de casas de matrizes africanas, cujo propósito é disseminar a construção de paz ao combater a discriminação religiosa, a violência de gênero e a desigualdade estrutural. Em nosso trabalho, promovemos manifestações culturais através de publicações e eventos, com base nos princípios africanos de culto aos Orixás, conhecidos no Brasil como Candomblé. Além disso mantemos diálogo com outras formas artísticas e culturais, como coral, teatro e dança, promovendo ações sociais e culturais, mantemos também intercâmbio permanente com a África especialmente com Nigéria. Valorizamos a cultura africana e afrobrasileira, acolhendo a diversidade e a identidade, independentemente de crença, formação política ou orientação sexual.
Público-alvo das ações promovidas
As atividades do Instituto Odoiyá são abertas ao publico geral, de classificação etária livre. Prioritariamente em nossas ações sociais atendemos mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.
Breve descrição do Acervo
O Instituto Odoiya mantém acervo de objetos, publicações e também patrimônio imaterial através de seus membros visto que os mesmos são de comunidade tradicional afrobrasileira cujo conhecimento é de Tradição Oral.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Há dialogo constante para entendermos as demandas e necessidades da comunidade, é recorrente acionarmos a comunidade de referência para decisões e ações do coletivo. Geralmente após as reuniões de gestão de projetos são montados grupos de ação com a participação dos membros do comitê gestos e tambémda comunidade de referência.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Aldir Blanc, a fundadora Adriana Leke recebeu o prêmio Elisabete Anderle de Trajetória
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Vambora Alimentar ação de distribuição de alimentos Encante-se Grupo de combate a violência de gênero Promoção de atividades de Música, Dança, Artes
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todos, mediante inscrição.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Ponto de Cultura
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Setoriais Municipais e Estaduais de Cultura
Localização
Estado
Endereço da Sede
Servidão João Sinfrônio Pereira, 488