Museu Municipal – Fundação Casa da Cultura de Marabá

Criada em 1984, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) é uma instituição de direito público e sem fins lucrativos que nasceu pela urgência em preservar e/ou valorizar o Patrimônio Natural, Histórico e Cultural da região sul e sudeste do Estado do Pará. Uma autarquia subordinada à administração municipal de Marabá/PA, a FCCM conta estruturas prediais em formato circular que lembram ocas e acomodam setores administrativos, reservas técnicas, laboratórios, biblioteca, escola de música e Museu Municipal. Na oca de uso exclusivo do Museu conta com uma exposição fixa intitulada “Marabá: uma viagem através do tempo” que agrega acervos e conteúdos sobre diversas pesquisas desenvolvidas pela Casa da Cultura nas áreas de Arqueologia, Espeleologia, Botânica, Pinacoteca, Geologia, Zoologia e Etnologia. No centro da oca ainda há um ambiente utilizado para exposições periódicas elaboradas por escritores, acadêmicos, artesãos e artistas do município. O Museu Municipal ainda conta com a Pinacoteca Pedro Morbach. Criada pelo decreto municipal nº 340/98 e administrada pelo setor Companhia de Artes da FCCM, a Pinacoteca leva o nome de um ilustre artista plástico marabaense, o qual doou as 10 obras que deram início à coleção hoje formada por aproximadamente 700 peças. Tais obras foram produzidas por mais de 70 artistas, e em maioria elaboradas com a técnica do nanquim (bico de pena). O Museu Municipal também conta com equipes de Educação Patrimonial e Socioeducadores que atuam junto à comunidade com os programas de Difusão Cultural, Escola vai ao Museu, Teatro Nossas Lendas, Colônia de Férias..., além de Exposição de Orquídeas, oficinas de Educação Patrimonial, contação de história, entre outros, que visam a promoção e valorização dos bens culturais do Município.