Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas

A coleção de objetos do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas - MHIF, conforme consta em depoimentos e nos registros escritos, iniciou em 1972. Quando, Madre Elenara Vogel organizou e guardou os primeiros objetos que representariam à história da Congregação, em particular da Província Imaculado Coração de Maria. Anos posteriores, a Ir. Clélia Philipssen prosseguiu à atividade de guarda das peças e, com o objetivo de preservar e divulgar essa memória histórica ordenou cuidadosamente, o acervo em armários expositores, agregando as demais coleções museais. Integra o acervo peças doadas pelas Irmãs Franciscanas, como: lembranças de viagens, instrumentos musicais, aparelhos de comunicação, numismática, imagens sacras, equipamentos da área da saúde e objetos educacionais. Com o número expressivo de peças, o espaço do Museu tornou-se insuficiente para acomodar adequadamente o acervo. A Diretoria da SCALIFRA - ZN resolveu em 2007, criar oficialmente um Museu, que correspondesse às demandas do acervo pré-existente. Para isso, contratou-se um profissional da área da museologia, que implementou um projeto de Sistematização, Organização e Catalogação do Acervo Museológico. Nesse processo de documentação, primária encontrou-se um total de 23 mil peças, entre objetos tridimensional e iconográfico. Pode-se registrar e inventariar uma parcela significativa de objetos, bem como outras peças que foram gradativamente incorporadas no decorrer dos tempos. O Museu Histórico e Cultural as Irmãs Franciscanas - MHIF, inicialmente intitulado Museu da Província, estava situado no primeiro prédio do complexo do Convento São Francisco de Assis até setembro de 2022. Atualmente encontra-se fechado para mudar-se para a nova sede, que encontra-se localizada à avenida Rio Branco, nº 454. Frisa-se que o Museu está em conformidade com a Legislação do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e, encontra cadastrado nas esferas Municipal, Estadual e mapeado em âmbito Federal. Em 2014, elaborou-se o Regimento Interno da Instituição museológica, no qual se apresentou na XXXI Assembléia Ordinária da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - SCALIFRA- ZN, em 30 a 31 de março de 2015 e foi registrado e reconhecido firma no cartório em 14 de outubro de 2015.