Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
O público prioritário é da faixa etária de 14 a 29 anos, oriundos de famílias das comunidades da região do Cristal e Morro Santa Tereza. O espaço atua com inserção nas lutas pelo direito à cidade e moradia digna das famílias da região e a regularização fundiária das comunidades.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo atual do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo é composto por: - 08 tambores de Sopapo, confeccionados pelo luthier Mestre Baptista (em memória) e seu filho, José Baptista, oriundos da cidade história de Pelotas - RS. Trata-se de acervo raro, singular e de valor inestimável! - 10 bonecos gigantes, confeccionados pelos artistas bonequeiros e mestres Edu do Nascimento (Porto Alegre - RS) e Leandro Silva (Canto do Buriti - PI e radicado em Porto Alegre, desde 2013). - 04 publicações de fotolivros de memória social dos territórios pelo Coletivo Imagens Faladas: Na Trilha das Andarilhas (2021); PRESENÇA DA AUSÊNCIA – SENSIBILIZAÇÃO DO OLHAR (2019); INOVA SUS 2015 – Gestão da Educação na Saúde (2015); Imagens Faladas – Uma Reportagem Fotográfica sobre a Memória do Bairro Cristal (2010). Ver: https://imagensfaladas.redelivre.org.br/ - Milhares de fotografias realizadas com câmeras digitais, analógicas e artesanais (pinhole), com parte do acervo impresso e organizado como 07 exposições fotográficas temáticas. - 03 videodocumentários sobre histórias e memórias do bairro e suas lutas, realizadas pelo coletivo Cristalizar Video Produtora e disponíveis no Canal do Youtube do Quilombo do Sopapo. - Mais de 1.000 título de literatura nacional e estrangeira, de enfoque negro, feminista, LGBTQIANP+, indígena, arte, cultura e lutas sociais, da Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro, espaço dentro da estrutura do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo surge como ideia e projeto em 2005 fruto de uma articulação entre agentes culturais e lideranças comunitárias da região do Cristal e Morro Santa Tereza. As primeiras ações no território aconteceram em 2008 em escolas públicas, como a Escola José Loureiro da Silva e Escola Rafael Pinto Bandeira, além do Clube de Mães do Cristal. Desde então, mantém vivo processo de articulação com esses territórios, com uma agenda de pautas, lutas e ações em comum, especialmente aquelas relacionadas ao acesso à cultura como direito (cidadania cultural), pela moradia digna, a resistência às remoções e a garantia do direitos humanos das famílias moradoras, constantemente atacadas pela especulação imobiliária e as grandes obras relacionadas aos megaeventos (como a Copa do Mundo de 2014 e seus desdobramentos). Fruto destes processos de articulação territorial, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo incorporou na sua estrutura em 2008, com o início das atividades na sua sede, um Conselho Gestor Comunitário com representantes de escolas, lideranças comunitárias, associações de moradores e movimentos sociais que atuam na região. Trata-se de uma composição diversa, com participação de jovens, homens e mulheres, negros e negras, trabalhadores e agentes culturais. É a partir da experiência do Conselho Gestor Comunitário que propomos a articulação em rede para potencializar as ações nos territórios de referencia.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
- Fundo Socioambiental CASA (2018-2019); - Edital SEDAC nº 10/2020/ Concurso Aquisição de Bens e Materiais (2020-2021); - Edital SEDAC nº 12/2019 - Concurso FAC Movimento (2019-2021); - Edital SEDAC no 09/2020 - Produções Culturais/ Lei Aldir Blanc RS (2020-2021); - Programa Itaú Social UNICEF (2020-2021); - Edital de Concurso FAC das Artes de Espetáculo – Pró Cultura RS – SEDAC RS – Governo (2023).
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
- Atendimento ao público de terça a sexta no Telecentro Comunitário (acesso a internet, computador e internet de acesso público); - Atendimento de terça a sexta na Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro, com atividades de mediação de leituras e empréstimo de livros; - Ofertas regulares de oficinas socioculturais de teatro de animação, música percussiva integrada a contação de histórias, inclusão digital, audiovisual e fotografia, baseado em metodologias lúdicas e a Pedagogia Griô, tendo o Sopapo como referencial; - Realização de exposições, mostras culturais e apresentações artísticas.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
- Seminário Anual interno para todos os mebros, associados, parceiros e colaboradores (janeiro); - Formação continuada da equipe interna (sem data fixa).
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
- Semana do Quilombo do Sopapo (em abril); - Primeira de Lutas (setembro); - Eventos em alusão ao Dia da Consciência Negra (novembro); - Evento Comunitário A Volta do Povo à Praça, em parceria com o Fórum de Segurança do Cristal (sem data fixa).
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
- Rede de Economia Solidária e Feminista - RESF; - Rede Beabah de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul; - Rede RS de Pontos de Cultura.
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Avenida Capivari, 602 - Cristal - Porto Alegre - RS - Cep 90.810-070