Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
18/05/2016
E-mail da sede
museudasremocoes@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Sandra Maria de Souza Teixeira
Cargo do responsável
Cogestora
Público-alvo das ações promovidas
O público-alvo das ações promovidas pelo Museu das Remoções são pessoas que moram em territórios ameaçados pela especulação imobiliária e as pessoas interessadas na temática das remoções. O público-alvo alcançado pelas atividades já desenvolvidas pelo Museu das remoções foram moradores de comunidades que passaram ou estão passando por remoções forçadas em diferentes locais do Brasil e fora dele, visto a parceria com comunidades de Portugal e Japão. O público com interesse na área foi composto principalmente por pesquisadores de universidades públicas e privadas do Brasil e exterior.
Endereço do site
SOBRE
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Pela tipologia de museu do Museu das Remoções, que entre outras ponderações, está qualificado como museu comunitário, todo o território da Vila Autódromo é considerado acervo do Museu das Remoções. O acervo museológico do Museu das Remoções é composto por objetos tangíveis e intangíveis, datados de antes, durante e depois do processo de remoção da Vila Autódromo. O acervo tangível do museu abrange objetos etnográficos de moradores e ex-moradores da Vila Autódromo, medalhas, troféus e documentos que registram a luta pela garantia do direito à moradia digna na comunidade e esculturas desenvolvidas por agentes culturais apoiadores da Vila Autódromo, expostas no evento de lançamento do museu. Cabe destacar que no dia 18 de maio de 2017, o Museu Histórico Nacional recebeu a doação de parte do acervo do Museu das remoções para integrar sua exposição permanente de História Contemporânea. Compõe a maioria quantitativa de itens o acervo iconográfico do Museu das Remoções, que possui fotografias de moradores e agentes externos da Vila Autódromo e apoiadores do Museu das Remoções. O acervo intangível consiste em registros documentais da História oral (atas, transcrições, vídeos etc). O acervo arquivístico do Museu das Remoções é composto por atas, certificados e outros documentos que registram a legalidade das moradias na Vila Autódromo e o processo de remoção sofrido pela comunidade. O acervo bibliográfico do Museu das Remoções é composto por livros, teses, dissertações, monografias, artigos e ensaios realizados sobre o Museu das Remoções e/ou a Vila Autódromo.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O Museu das Remoções foi criado no contexto da luta de resistência contra as remoções da Vila Autódromo e preserva as memórias da comunidade. O Museu das Remoções consiste em um museu comunitário de território e a Vila Autódromo é reconhecida como seu principal patrimônio e comunidade de referência.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Curso Memórias das Lutas pela Terra e Moradia
Data da capacitação
08/06/2021
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Visitas mediadas ao museu e ao percurso expositivo, acolhimento de pesquisadores, acolhimento de visitas para consultas ao acervo físico, seminários, rodas de conversa, lives, promoção e participação em exposições e eventos, intercâmbio com outras comunidades ameaçadas de remoção, apresentações artísticas
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Visitas mediadas, seminários, rodas de conversa, palestras, apresentações artísticas e eventos culturais.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
REMUS - Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro Rede Favela Sustentável Conselho Popular Pastoral de Favelas
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Popular