Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001. O edifício localizado no coração histórico da cidade, na região turística conhecida por Triângulo SP – área geográfica entre o Pateo do Collegio, Mosteiro São Bento e Largo São Francisco, foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se a primeira agência em imóvel próprio do Banco do Brasil na capital paulista. Em outubro de 1999 foram iniciadas as obras para que o prédio se tornasse o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século XX. O CCBB oferece programação regular e acessível a todos os públicos, 6 dias por semana, 12 horas por dia, contemplando as mais diversas manifestações culturais, nas áreas de artes plásticas, cinema e audiovisual, música, dança, teatro, palestras, debates, além de programa educativo, que atua para potencializar a programação. Enfatizando a diversidade, a multiplicidade de linguagens, o ineditismo, a relevância cultural e as expressões de brasilidade, o CCBB é hoje um marco cultural para o paulistano e para os turistas que o visitam. É também referência para o mercado e classe artística, tendo conquistado o reconhecimento da comunidade, de instituições públicas e privadas, e da crítica especializada, com diversos prêmios recebidos.