Museu da Música Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada

Berço de um dos maiores referenciais da música raiz brasileira, Pratânia é a Capital Estadual da Música Caipira (PL Nº 767/2023 | ALESP), pois o município mantém vivia e conservada no Museu da Música, a cultura caipira, e a memória das duplas Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada; fazendo os visitantes viajarem no tempo e na história. Inaugurado em 19 de novembro de 2000, o espaço passou por um projeto de modernização no ano de 2018, transformando-o de “Casa Cultural” em “Museu da Música”. O espaço recebeu melhorias para tornar a visita mais agradável; considerando a acomodação e a segurança dos objetos expostos. Além do acervo, toda a estrutura foi readequada para garantir a integridade e os processos de conservação preventiva, incluindo a implantação da reserva técnica. O projeto também fez a adequação da documentação conforme os parâmetros do Cadastro Estadual de Museus (CEM), criando o inventário da instituição, o projeto educativo e o regimento interno. O Museu da Música é uma homenagem às duplas sertanejas Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada. No local, os visitantes podem conhecer a exposição que mostra a história das duas duplas, de forma equilibrada e acessível. O rico acervo, com peças originais, levam os visitantes a acompanhar a biografia destes ícones e a transformação da própria música caipira. José Salvador Perez, (Tinoco), da dupla com Tonico; e Waldomiro de Oliveira, (Zé da Estrada), da dupla com Pedro Bento, são figuras ilustres, nascidas em Pratânia (SP).