Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Breve história sobre o Ponto de Memória
A iniciativa Ponto de Memória Escrevendo Minha História, nasce dentro do Pontinho de Cultura Cordel dos Encantos, através das atividade e ações para acesso a bens culturais ligados a cultura da infância e direitos humanos em 2012. Nesse período, diagnostica-se que a falta de mecanismo para tratar-se da valorização, potencialização, proteção e salvaguarda da memória das manifestações da cultura popular no município de Agua Fria (Ba), são inexistentes. Assim, foi-se produzido um plano de ação que movesse de forma dinâmica, sustentável e parcialmente autossugestionaria , atividades que impactasse o senso e relevância das manifestações populares, principalmente o samba de roda, na constituição sociocultural e diluição da vulnerabilidade social, envolvendo outros seguimentos da cultura, por exemplo: dança, literatura, teatro, fotografia, audiovisual e outros. Foram efetivadas ações e atividades pontuais como: oficina, gravação de documentário, seminário, lançamento, integração em programas como Mais Educação e Mais Cultura, festivais e outros. O Ponto de Cultura foi reconhecido pelo Premio de Pontinhos de Cultura da Bahia, SECULT BA e Ministério da Cultura em 2012 à 2014, participando da Rede de Pontinhos de Cultura da Bahia. E em 2014 à 2015, o Ponto de Memória foi selecionado entre varias iniciativas pela FUNDAJ e UNESCO, como fonte para serem integradas o Programa Mais Educação do Governo Federal, trazendo a finalidade de atuar como Educação Patrimonial e Memória.
Público-alvo das ações promovidas
A iniciativa tem a promoção do voluntarismo para compor a equipe de gestão e implementação de atividade. E as ações são direcionadas ao mapeamento de mestres e mestras do saberes culturas, manifestações culturais e outras memórias. Então, conduzimos processos de parcerias para sensibilidade de promoção e potencialização da memória e direitos culturais, como escolas, associações, lideranças culturais e outros. Envolve-se também as comunidades rurais e urbanas, tendo recorte na comunidade quilombola e assentamento. São beneficiários destas ações: crianças, adolescentes, jovens, professores, estudantes, pessoas LGBTQIAP+, mulheres, lideranças, produtores, pesquisadores, etc.
Breve descrição do Acervo
Possuímos uma estrutura que vai estrutura física para açoes e mobiliário para atividades de formação - capacitação - gestão. Assim, citamos: mesas, cadeiras, armários, equipamentos de som, televisão, telão e outros. Também, consolidamos um acervo literário com quase 800 livros para promoção de uma educação literária.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
Possuímos relações comunitarizas e respeitos das comunidade rurais e urbanas, devido os impactos e resultados socioculturais trazidos por 10 anos de atuação e execução de atividades. Nesses termos contamos com intercambios com mestres e mestras culturais, escolas, associações, coletivos e grupos culturais, redes, comunidade quilombola e assentado, ente outras.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Premio Pontinhos de Cultura da Bahia, Secult Ba e Ministério da Cultura, 2012 à 2014.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Executamos oficinas, seminários, ações virtuais, festivais, feiras, fórum, cursos livre e outros.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Produzimos espaço de formação e capacitação nas areas de : gestão de projetos, produção cultural, elaboração de projetos, teatro, dança, educação em patrimônio e memória, etc.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Executamos atividades como: mostra, festivais, exposição, diálogos culturais, encontros e outros.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Pontinhos de Cultura da Bahia e a Rede de Museus Comunitários Nordeste.
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Movimento Negro Afro Jamaica de Serrinha, Ong Viver e Crescer em Comunidade, Movimento de Cultura Aguafriense, Grupo de Capoeira, Grupo de Samba de Roda, Rede de Pontinhos de Cultura da Bahia.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Cultura em Agua Fria (BA).
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Nova Sn, Pataiba, Agua Fria (Bahia) Cep 48170-000.