Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
18/08/2019
E-mail da sede
museumiim@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Francisco Valdean
Cargo do responsável
Artista | Articulador cultural
Público-alvo das ações promovidas
O público-alvo das ações que promovemos é o consumidor de arte. Nosso principal foco são os moradores da Maré, que também são apreciadores e consumidores de arte. No entanto, reconhecemos a importância de alcançar um público com o mesmo perfil, mas que não reside na Maré. Temos interesse em atrair esse público, e para isso, nosso coletivo realiza ações artísticas fora das favelas da Maré por meio do Museu MIIM e suas iniciativas, como a Feira de Fotografia Popular e a Fototeca da Maré, seguindo um ritual itinerante.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo do MIIM é composto pela caixa arquivo, pelas coleções físicas, pelo arquivo fotográfico, pela reserva técnica e pelas ações artísticas, que juntos formam o acervo histórico-poético das Imagens da Maré. Esse conjunto é o que estrutura a base poética e conceitual do Museu MIIM. A imagem e o texto são formas documentais de interesse para o acervo do Museu MIIM. Na caixa de papelão, parte do acervo físico é abrigada, composta pelas seguintes coleções: "Imagens Monoculares", que consiste em uma coleção de monóculos; "Imagens em Negativos", que engloba negativos de filmes, especialmente materiais produzidos pelo fotógrafo Francisco Valdean e doações de outros fotógrafos e moradores em geral; "Álbuns da Vida em Comum da Maré", com material ampliado no formato 10x15; "Livretos Biografemas", uma coleção de pequenos livros de artistas que apresentam narrações visuais e textuais; a coleção fotográfica publicada em três exposições durante a pandemia de Covid-19; e as publicações do FOTOJORNAL.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..)
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Os dois membros, Francisco Valdean e Viviane Oliveira, são moradores e cresceram na favela da Maré. Ambos possuem trajetórias acadêmicas ligadas aos movimentos sociais locais e têm desempenhado papéis de destaque em instituições locais. Francisco Valdean tem uma longa atuação em atividades organizadas dentro das favelas da Maré. Desde jovem, ele foi uma liderança estudantil nas escolas em que estudou nessas comunidades, tendo sido um membro ativo do CPV – Curso Pré-vestibular, representando os estudantes nessa instituição estudantil. Ele liderou projetos na ONG Observatório de Favelas entre 2004 e 2022. Além disso, Francisco esteve à frente da fundação de blocos carnavalescos locais e tem realizado atividades de formação em fotografia desde 2004. O artista possui uma formação acadêmica nas áreas de Ciências Sociais e Artes, com foco em questões relacionadas às imagens das favelas da Maré. Suas raízes locais estão na favela Baixa do Sapateiro. Viviane Oliveira, por sua vez, nasceu e foi criada na favela Vila do João, na Maré. Ainda na adolescência, ela participou ativamente da Pastoral Social da Paróquia São José Operário. Viviane frequentou o pré-vestibular comunitário CPV-CEASM e foi contemplada com uma bolsa integral do Prouni, graduando-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Como jornalista, ela contribuiu para o jornal comunitário O Cidadão e integrou o grupo de Correspondentes Comunitários do projeto Viva Favela, da instituição Viva Rio. Atualmente, Viviane é voluntária na Pastoral da Comunicação (Pascom) da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, no Conjunto de Favelas da Maré. Desde 2019, ela colabora como produtora no coletivo do Museu MIIM.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Arquivos Comunitários: Primeiros passos - Arquivo Nacional
Data da capacitação
05/06/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Ação Imagens de Contatos Feira de Fotografia Popular do MIIM Palestras sobre o Trabalho
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Ação Poética Imagens de Contatos Feira de Fotografia Popular do Museu MIIM Exposições fotográficas Exibições de filmes em parcerias com artistas locais
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Plataformas escuta do Instituto Moreira Salles Rede Favela Sustentável - Cultura e Memória Escolas Publicas das favelas da Maré Coletivo Coletores Grupos de extensão universitária
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não