Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação
Público-alvo das ações promovidas
Crianças, jovens e adultos afroindígenas, LGBTQIA+, deficientes físcos através de convênio com a APAE e CAPS, comunidades de povos tradicionais, alunos de escolas públicas e privadas através de intercâmbios interestaduais e internacionais, terceira idade da comunidade local, regional, nacional e internacional.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O Movimento Cultural Arte Manha tem 35 anos de história em forma de imagens, documentos, vídeos, teses de mestrado e doutorado, entrevistas além da transmissão de conhecimentos ancestrais através da oralidade. Nos primeiros anos do Arte Manha os registros eram realizados com grafismos em placas de raio x, seguido pela fotografia analógica e, posteriormente, fotografia digital. O acervo de fotografias esta impresso e digitalizado em DVDs. O jornal O Timoneiro teve 15 edições no período de 7 anos, roteiro de inúmeros espetáculos, disertações e teses de doutorado, projetos para editais estaduais e nacionais, A produção audiovisual através do Avenida Filmes realizou curtas de ficção e documentários relacionados a temas como relações etnico racias, sócio ambiental, memória de povos tradicionais, economia criativa, históricos de lutas dos povos tradicionais, registro de espetáculos e oficinas do Umbandaum, registro de intercâmbios culturais e eventos realizados no Arte Manha, registro de mobilizações e lutas dos povos tradicionais seja por território, seja por razões sócio ambientais. Link Avenida Filmes: https://www.youtube.com/user/avenidafilme Os seminários e rodas de conversa são oportunidades de transmissão de conhecimento oral ancestral e é uma técnica usada amplamente pelo Arte Manha.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Existe uma diretoria para serviçoes burocráticos e um grupo de cerca de 50 pessoas que são membros efetivos da instituição e realizam todas as ações de forma voluntária. O Movimento Cultural Arte Manha tem parcerias com a Conservação Internacional do Brasil, Instituto Meros do Brasil, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, UFF – Universidade Federal Fluminense, UNEB – Universidade Estadual da Bahia, Aldeia Pataxó Pé do Monte Pascoal, Instituto Caboclo, Caipora, Vila Agroecológica Vale do Massapê, APAE, Avenida Filmes, Ateliê Astúcias, CazaCon Photography, Prefeitura Municipal de Caravelas, entre outros.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Além das oficinas regulares de capoeira, dança afro, percussão, artes plásticas, violino e violão, e serigrafia o Arte Manha oferece oficinas esporádicas de audiovisual, teatro, gravetos animados, confecção de roupas e adereços afroindígenas, canto, cantiga de roda, brincadeiras afroindígenas tradicionais e confecção de instrumentos de percussão usando materiais recicláveis.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todos os eventos realizados pelo Movimento Cultural Arte Manha são abertos ao público, tanto na sede como nas ruas e praças. Exemplo de eventos Semana Cultural Zumbi dos Palmares, Carnaval, Aniversário do Grupo 13 de Maio, Semana da Consciência Negra, espetáculos Cantos e Encantos do Mar, Jardineiros do Mar, Água Mãe, Origem, Queima de Arquivo, entre outros.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Aliança pela Infância, Rede Bahia ao Extremo, Ponto de Cultura desde 2008 , Rede Mangue Mar Brasil e Rede SOS Mata Atlântica.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Prefeitura Municipal de Caravelas, APAE, UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, UFF – Universidade Federal Fluminense, UNEB – Universidade Estadual da Bahia, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Instituto Meros do Brasil, Aldeia Pataxó Pé do Monte Pascoal, Instituto Caboclo, Caipora, Vila Agroecológica Vale do Massapê, Avenida Filmes, Ateliê Astúcias, CazaCon, , Organização Gongobira, entre outros.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho do Parque Nacional de Abrolhos, Reserva Extrativista de Cassurubá, Conselho de Turismo, Conselho de Cultura, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho APA POsta da Baleia.
Localização
Estado
Endereço da Sede
R. Dr. José Andre Cruz, 457 Caravelas Bahia