Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Pessoa jurídica
Público-alvo das ações promovidas
Alunos e professores da Rede pública de ensino municipal e estadual, universidades e pesquisadores regionais, público em geral. Comunidades Quilombolas, membros da Agricultura Familiar, Agricultores diversos.
Breve descrição do Acervo
O acervo é diversificado e organizado segundo temáticas específicas, o que facilita o atendimento de demandas direcionadas. É constituído, principalmente, por: Numismática, Fósseis, Fotografias, Revolução de 1930 (na região), Cangaceirismo, Artesanato, Inscrições Rupestres, Biblioteca, Mapas, Pinacoteca, Documentos, Acervo Agrícola, Objetos Históricos, Máquinas e Motores, Brinquedos, Artífices, Minerais etc.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
De forma harmônica, democrática e participativa, a gestão é composta formalmente por representantes da sociedade civil, com vagas formais destinadas à participação de grupos culturais, de igrejas, do poder Legislativo e do Executivo Municipal. Além da doação de acervos dos fundadores, o Ponto recebeu significativos itens da Comunidade. Anualmente ocorre a Semana Cultural, quando artistas da região expressam suas tradições culturais, frutos de suas raízes históricas, coordenados pelo Ponto de Memória.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
- Banco do Nordeste do Brasil (2010/2012) - Fundação Banco do Brasil (2019/2020)
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
- Exposições no Museu, em escolas e em eventos comunitários. - Participação em feiras temáticas ligadas à cultura, ao turismo e à práticas ligadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade. - Estímulo ao desenvolvimento artesanal e artístico da Comunidade Quilombola local. - Manutenção de grupos artísticos de jovens, de mulheres negras e de pessoas da terceira idade. - Participação em eventos culturais da cidade e da região, com apresentações folclóricas diversas, onde são partícipes muitos jovens da periferia. - Multiplicação de conhecimento com a rede pública de ensino e com o pessoal da Agricultura Familiar, através de convênio para uso da Tecnologia Social "Vitrine Educacional de Sustentabilidade".
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
- Cursos de TI/Informática básica para a população carente e para alunos da Rede Pública de Ensino. - Cursos de Técnicas Agrícolas para jovens e adultos, para trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar e demais interessados. Exemplos: piscicultura, minhocultura, produção de mudas frutíferas e madeireiras; confecção de equipamentos alternativos de sustentabilidade, tais como biodigestor, aquaponia, bomba rosário, aquecedor solar e outros.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Como já citado, são abertos ao público: - Exposições no Museu, em escolas e em eventos comunitários. - Participação em feiras temáticas ligadas à cultura, ao turismo e à práticas ligadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade. - Estímulo ao desenvolvimento artesanal e artístico da Comunidade Quilombola local. - Manutenção de grupos artísticos de jovens, de mulheres negras e de pessoas da terceira idade. - Participação em eventos culturais da cidade e da região, com apresentações folclóricas diversas, onde são partícipes muitos jovens da periferia. - Multiplicação de conhecimento com a rede pública de ensino e com o pessoal da Agricultura Familiar, através de convênio para uso da Tecnologia Social "Vitrine Educacional de Sustentabilidade".
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
- Prefeitura Municipal de Manaíra/PB - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo - Escola Estadual Monsenhor Rabelo
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
- Conselho Municipal de Turismo - Conselho Municipal de Cultura
Localização
Estado
Endereço da Sede
Praça Padre Cícero, 388 - Centro - Manaíra/PB