Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
12/10/1995
E-mail da sede
quilombodocatuca@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Elaine Albuquerque
Cargo do responsável
Coordenação
Público-alvo das ações promovidas
População negra (Mulheres, Homens, pessoas e indifere faixa etária) População Periférica; Multiartistas urbano-perifericos; Comunidade LGBTQIAPN+ Praticantes de tradições de saberes afroindigenas e ciganas. Praticantes de outras tradições de saberes afroindigenas e ciganas. Museologia Social Educação Ambiental
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O ponto de Memória possui acervos, tanto material, quanto imaterial. São acervos atravessados pelas tecnologias ancestrais e sociais. Materiais que fortalecem e resistem contra as estruturas racistas e coloniais. Acervos que potencializam vidas, signos e significados, através da música, poemas, documentos, fotografias, cinema, cultura cigana, instrumentos, vivências, giras espirituais e dentre outros. Dentre as atividades apresentadas destacamos as Sambadas de coco, manifestações culturais que têm como fundamento de aprendizagens as mestras, mestres e brincantes da cultura popular. Nesse sentido os instrumentos envolvidos como: ganzá, pandeiro, bombo, maraca e até mesmo as palmas das mãos são sons e ritmos que fortalecem os ancestrais na busca e promoção da saúde mental, corporal e espiritual. O corpo é instrumento de reflexão, comunicação e desconstrução das labutas do cotidiano para as comunidades. O alimento como acarajé, bolo de macaxeira, macaxeira com galinha, feijoada e dentre outros são fontes nutricionais que não só alimentam o corpo, mas a espiritualidade do Ser. As produções científicas da negritude das diversas linguagens são fontes de informações e empoderamentos das memórias que podem auxiliar nossos futuros ancestrais, de cunho comunitário.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A relação entre a comunidade e o ponto de memória são necessárias para construir diversas encruzilhadas do bem viver humano. Temos múltiplas formas de comunicação e articulação em processo de contínuas transformações e parcerias, junto com fazeres e saberes das comunidades da/com e pela periferia. A organização da gestão se baseia na necessidade da própria comunidade e do território, onde são divididas as missões artísticas, culturais e educativas para que tenhamos a confluência e a fluidez das trocas e partilhas com as comunidades.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
GRRIPP - Gender Responsive Resilience and Intersectionality in Policy and Practice. O respectivo projeto, refere-se a uma rede de pesquisadores , comunidades de base e outros profissionais e articuladores de políticas públicas a partir de uma perspectiva de gênero e interseccionalidade.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
MUAFRO
Data da capacitação
17/06/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Encontros religiosos; Atividades educativas,culturais e artísticas; Atividades educativas formativas de carater itinerante.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Atividades de letramento e alfabetização de português e Iorubá; Ciclos de escuta; Oficinas de Maracatu e Capoeira, Sarau e Coco de Roda.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
A Sambada e as atividades citadas de modo geral.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Museus de Pernambuco. Rede Multuticultural dos Territórios Vivos.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Autorização para realização dos eventos no território, bem como convites para palestras, seminários.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal nas Pautas de Patrimônio , Cultura Popular e Direitos Humanos.