Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
As ações promovidas pela Casa Sueli Carneiro tem como público-alvo coletivos, entidades, organizações e movimentos negros que prezem por uma gestão participativa com suas comunidades, visando a organização e preservação de seus acervos, registro de suas memórias, narrativas, produções artísticas e soluções ambientais.
Endereço do site
Início
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Os documentos que Sueli Carneiro acumulou ao longo de sua vida, até 2022, encontram-se disponíveis em formato físico e digital, junto com as referências de livros que compõem sua biblioteca pessoal. Estão publicados para o apoio às pesquisas e ampliação do entendimento de sua obra, da história do ativismo por ela empreendido desde os anos 1970, em sua luta por igualdade racial e de gênero. A consulta presencial estará disponível ao final da reforma da sede, prevista para 2023. Composto pela somatória do Arquivo Sueli Carneiro com a Biblioteca Sueli Carneiro, o Acervo tem como compromisso ser um eficiente repositório de informações dos itens neles contidos e, ainda, viabilizar em seu buscador respostas que relacionam livros com documentos e vice-versa. Disponibilizamos ao público toda sorte de documentos acumulados pela intelectual até o presente, lembrando que este é um acervo vivo, ainda em produção. O Arquivo Sueli Carneiro é o resultado do projeto de organização e publicação on-line de documentos da filósofa e ativista que o nomeia, muitos de caráter familiar e cotidiano, por isso inéditos. Ele está disponível aqui de maneira digital, e fisicamente para consulta na Casa Sueli Carneiro, de forma a servir de fonte para pesquisas, desenvolvimento de novos projetos e incentivo à continuidade e ampliação do pensamento ativista negro no Brasil, em sua luta por direitos humanos, igualdade racial e de gênero. O Arquivo hoje é composto por dois fundos: a Coleção Africanidades, uma coleção de objetos desta temática e o Fundo Sueli Carneiro, os documentos por ela guardados propriamente. A Biblioteca Sueli Carneiro é composta pelos livros que ela deixou na casa da Rua Gioconda Mussolini onde morava e que hoje é sede da Casa que leva seu nome. Ao longo do projeto de organização do Acervo e no tempo por vir, ela continuará recebendo doações da filósofa. Os livros e periódicos são em sua maioria sobre a grande área das ciências sociais, voltada especialmente para os movimentos sócio-raciais e feministas, com temas relacionados às questões de saúde, educação e políticas públicas. Mas também possui um acervo multidisciplinar nas áreas de literatura, história, geografia, artes e filosofia, resultado de uma vida dedicada ao ativismo. Para a classificação bibliográfica, foi catalogada seguindo as diretrizes da biblioteconomia, com base em ferramentas de classificação, a Tabela Cutter e a CDD - Classificação Decimal de Dewey.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..)
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A Casa Sueli Carneiro se destaca pelo desenvolvimento de um sólido e aprofundado trabalho em prol da memória negra e feminista, sendo um polo da produções intelectuais, potencializando diversas áreas do conhecimento. Atuando em parceria com coletivos e instituições, suas pesquisas, bem como a publicação destas, contribuem para a valorização histórica, cultural e política dos territórios e da população preta, possuindo já importante atuação junto aos movimentos sociais. Assim sendo, o trabalho desenvolvido possui vital importância para salvaguardar o pensar a história e memória do país, como exemplificado no Anexo I - Materiais comprobatórios.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Museu da Pessoa conversa com IBRAM
Data da capacitação
29/06/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Rodas Ativistas, Intelectuais e Literárias.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Cursos: Fazedoras de memórias negras; Ler o Brasil e Seminários.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Festival Sueli Carneiro; Visita técnica ao Acervo; Exposições, Lives.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS.
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Fundação Rosa Luxemburgo; Instituto Galo da Manhã; Itaú Cultural; Fundação Azevedo Tide Setubal; Instituto singularidades; Instituto Ibirapitanga; Porticus; Open Society Policy Center; Clua; Instituto Tomie Ohtake; TikTok; Instituto Galo da Manhã; Ford Fundation; Thousand Currents.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Coalizão Negra por Direitos