Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Público-alvo das ações promovidas
As ações da Casa de Cultura atingem diferentes públicos: 1) Comunidade da Vila de São Jorge, atendidos diretamente através do Projeto Turma Que faz, que atende 65 crianças e adolescentes, com idade entre 3 e 18 anos. Além disso, atuamos em parceria com a Escola Municipal Povoado de São Jorge com oficinas de arte, cultura popular e ecologia para as crianças. 2) Turistas que frequentam a Chapada dos Veadeiros. A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge fica localizada na entrada do parque nacional, tendo um fluxo médio de 100 mil turistas ao ano. A Casa é a instituição referência cultural na região. Além disso, em nossos eventos atendemos diretamente diversas comunidades tradicionais e quilombolas, com destaque para as comunidades quilombolas da Chapada dos Veadeiros e diversos povos e etnias indígenas que participam ativamente da Aldeia Multiétnica e Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Breve descrição do Acervo
www.encontroteca.com.br A Encontroteca é uma biblioteca virtual criada a partir do material audiovisual, textual e fotográfico, produzido desde 2001 no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Reunimos um acervo misto de textos, fotografias, vídeos e áudios de diversas manifestações culturais espalhadas pelo Brasil, que já passaram pela festa no vilarejo de São Jorge. São cerca de 40 mil fotografias, 18 horas de áudio com entrevistas e músicas, 400 notícias sobre mais de 160 grupos de cultura tradicional. Percebemos a necessidade de mapear e registrar não somente as manifestações culturais dos grupos envolvidos no evento, mas também as formas da cultura tradicional e popular de diversas regiões do Brasil que, por vários motivos, correm o risco de terem suas histórias e tradições extintas. Compreendendo que a cultura e as manifestações populares possam ser modificadas com o passar do tempo, dado seu caráter evolutivo, foi criada uma plataforma online. Assim, por mais que se registre a essência e as raízes de uma tradição popular, o material disponibilizado terá formação contínua e poderá ser incrementado e atualizado posteriormente. Todo o material produzido pela equipe da Encontroteca e, posteriormente, pelos próprios usuários do banco de dados, está sendo disponibilizado na web. Dessa forma, pesquisadores, estudantes e o público geral interessados no assunto poderão utilizar livremente o material da midiateca sob a licença Creative Commons. O objetivo é fazer uma documentação cultural da forma mais natural possível, onde o processo de documentação tenha o mínimo de intervenção nas histórias, músicas, danças, cantigas, brincadeiras, orações, louvores, ritos e lendas, personagens, instrumentos, vestimentas, comidas e bebidas, modos de fazer, festas e festejos. Uma vez mapeada e disponibilizada, acreditamos que essa documentação e divulgação das origens de cada uma das manifestações possa fortalecer a cultura local, intensificando o fluxo turístico e, consequentemente, a sustentabilidade para as comunidades, além de ajudar na manutenção das tradições para as novas gerações. Além disso, em nossas redes sociais e canal do Youtube disponibilizamos e compartilhamos conteúdo de grande contribuição à preservação da cultura popular e da memória social objetos culturais, materiais e imateriais, reconhecidos como portadores de significados identitários de nossas comunidades.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Desde a sua criação, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge atua como uma propositora poderosa de políticas públicas de inclusão social e de gestão participativa com foco na salvaguarda dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais e da sociobiodiversidade. Nossa missão é proporcionar encontros que valorizem a educação, a arte e a cultura enquanto pilares da vida social. A atuação da Casa de Cultura em todos os seus projetos, tem o cerne educativo e de transmissão de saberes e fazeres das comunidades tradicionais e dos povos originários. Em nossa atuação do projeto Turma Que Faz, atuamos na formação de multiplicadores de arte, jovens que atuam no projeto e após o processo formativo se tornam educadores, garantindo a intergeracionalidade e a relação com a comunidade. Atuamos fortemente em parceria com a Associação Comunitária da Vila de São Jorge, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e atuamos em conselhos municipais (CMDCA, Assistência Social, CONPARQUE, Turismo)
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Governo do Estado de Goiás, Governo Federal, Governo Municipal, Itau Social UNESCO UNICEF PETROBRÁS
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Ponto de Cultura (TEIA
Data da capacitação
23/07/2011
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Sim, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge possui uma programação constante, com shows, festas de ritmos brasileiros, teatro, oficinas, além de contar com um acervo de imagens e obras de arte que ficam expostas à comunidade. Outro ponto de destaque é a arquitetura e ornamentação da Casa, que se tornou um ponto de referência na comunidade. Além disso, atendemos diretamente 65 crianças e jovens da comunidade com o projeto Turma Que Faz, dirigido pela Mestra da Cultura Popular Doroty Marques. O repertório das atividades culturais e educativas desenvolvidas tem como tema a cultura popular, quilombola e de povos tradicionais, criando uma programação permanente de ações culturais e artísticas.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Durante o ano são desenvolvidas diversas oficinas e atividades de formação, abordando diversos aspectos culturais, ecológicos e de políticas públicas. A Casa de Cultura promove há 23 anos o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Reconhecido como uma das dez melhores iniciativas de valorização da cultura tradicional pelo Ministério da Cultura (Minc) por meio do Prêmio Cultura Viva, em 2006, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um evento que contribui efetivamente para a valorização e o fortalecimento da cultura tradicional brasileira e do Patrimônio Cultural Imaterial, portanto, da identidade nacional. Desde a sua primeira edição, em 2001, estabeleceu-se como um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil. Em 2014 foi premiado pelo Instituto Brasileiro de Museus como Ponto de Memória e em 2015 foi consagrado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na Categoria II, que contempla iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural, demonstrando compromisso e responsabilidade com a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Desde a sua criação, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros atua como um propositor poderoso de políticas públicas de inclusão social e de gestão participativa com foco na salvaguarda dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais e da sociobiodiversidade. Nossa missão é proporcionar encontros que valorizem a educação, a arte e a cultura enquanto pilares da vida social. A atuação da Casa de Cultura em todos os seus projetos, tem o cerne educativo e de transmissão de saberes e fazeres das comunidades tradicionais e dos povos originários. Em toda quinzena do mês de julho, o Encontro de Culturas recebe espetáculos que unem música, dança e fé e traduzem a essência de povos indígenas, mestres, brincantes, catireiros, violeiros, artistas e representantes de diferentes tradições da cultura brasileira, refletindo a riqueza do patrimônio cultural imaterial produzido nos interiores do Brasil. Com isso, ao longo dos anos, tornou-se referência no debate sobre as culturas populares do país, reunindo a cada edição mestres da cultura tradicional e representantes do poder público e da comunidade em geral. As rodas de prosa são uma oportunidade para grupos, mestres, poder público e comunidade trocarem experiências e confrontarem suas visões de mundo, priorizando a abertura de um espaço de encontros e diálogos entre os povos. O objetivo é partilhar experiências, histórias de vida, práticas e tradições culturais e promover debates sobre cultura, meio ambiente, políticas públicas e assuntos relacionados às questões socioculturais brasileiras.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
O calendário de atividades da Casa de Cultura é anual, com eventos e ações contínuas. Temos em nossa agenda permanente os festejos populares da comunidade, Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, Projeto Turma Que Faz e a Rádio Comunitária São Jorge, Aldeia Multiétnica, exposição permanente na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, além de projetos executados como resultado de editais.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede Itau UNICEF Rede Cerrado Central do Cerrado Floresta Protegida
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
O projeto Turma Que Faz, ação educativa e cultural que atende as crianças da comunidade da Vila de São Jorge com atividades de arte, pintura, musica, dança, ecologia e educomunicação com foco na cultura popular, possui convênio com a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge faz parte da Rede Itau/UNICEF. Fazemos parte do Programa Missão em Foco, que acompanha, fortalece e capacita a instituição, visando o seu desenvolvimento institucional.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho da Criança e Adolescente Conselho de Assistência Social Conselho do meio Ambiente Conselho Consultivo do Parque nacional da Chapada dos Veadeiros
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Bacupari, Qd 4, Lote 18