Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
03/01/2014
E-mail da sede
guaranesiamemorias@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Ivan Soares David
Cargo do responsável
Representante
Breve história sobre o Ponto de Memória
O Coletivo Guaranésia Memórias – Museu Virtual é formado por professores, produtores e gestores culturais e tem a finalidade de produzir atividades artísticas de uma forma independente, bem como o desenvolvimento de ações culturais, com o objetivo de fortalecer a Casa da Memória de Guaranésia, a cultura local através educação patrimonial, de oficinas, cine clubismo, eventos musicais, exposições, entre outras iniciativas, baseado nos princípios da economia solidária valorizando a troca de serviços. Criado pelo Prof. Ms. Ivan David em 2014, o Coletivo vem desde então contribuindo com a preservação do patrimônio histórico, da cultura e artes da cidade e região do sudoeste mineiro. O coletivo em Guaranésia se estabeleceu numa sede situada em residência particular de um dos membros, onde são realizadas as reuniões e desenvolvimento dos projetos. Em 2019 foi cedida uma antiga casa de colônia na Fazenda Santa Maria e o coletivo lá se instalou com o propósito de continuar os seus projetos atualmente na comunidade através de projetos culturais. Com a pandemia em 2020 o Coletivo realizou os projetos Territórios da Memória e Guaranésia Lives com o apoio da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais. O Coletivo Guaranésia Memórias é composto por um núcleo fixo, responsável pela gestão do coletivo. E conta ainda com cerca de 20 participantes entre artistas, produtores e outros profissionais ligados ao cenário socio cultural em Guaranésia. A participação se dá de forma voluntária, não havendo nenhuma forma de contrato de funcionários. Os que se dispõem ao projeto, o fazem pelo objetivo comum de participar ativamente do desenvolvimento da cultura e contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do cenário cultural independente da cidade e região. Atualmente, o Coletivo, como empresa, encontra-se em fase de iniciação. Os investimentos para custear os eventos partem dos próprios colaboradores voluntários, que o fazem com o intuito de, dentro de algum tempo, obter retorno financeiro suficiente para poder expandir as atividades do coletivo e impulsionar a auto sustentabilidade.
Público-alvo das ações promovidas
Estudantes, professores da rede municipal e estadual, publico em geral
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
A pesquisa e coleta de acervo sobre a história de Guaranésia, MG teve início pelo senhor Ivan Soares David, em 1980. Em 2001 o acervo composto de centenas de fotografias, objetos, documentos e mapas foi adquirido pela Prefeitura Municipal dando origem a criação do museu Casa da Memória de Guaranésia, onde todo o acervo está catalogado. Este acervo favoreceu a publicação do livro sobre a história da cidade em 2013. Em 2006 criamos o blog Guaranésia Memórias numa tentativa de levantar informações e coletar dados sobre as famílias da cidade. Em 2014 com a criação do Coletivo Guaranésia Memórias iniciou-se a digitalização de todo o acervo e a promoção de atividades de Educação Patrimonial em parcerias com a Prefeitura e outras associações. Criamos a Hemeroteca Digital da Imprensa de Guaranésia a partir da coleção do jornal Monitor Mineiro e outras publicações da cidade ao longo dos anos.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
a relação é amigável e sempre ouvimos as demandas da comunidade
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
lei Aldir Blanc 2020 e 21
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Não
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Promovemos em 2021 a ação "Objetos de museu em Casa" e capacitamos os participantes com aulas de produção de vídeo.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Mostra Curta o nosso cinema Mostra Objetos de Museu em Casa Mostra Documentários
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede dos Pontos de Cultura de Minas Gerais
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
A Prefeitura Municipal de Guaranésia foi parceira no projeto da hemeroteca Digital patrocinado pelo fundo Estadual de cultura de Minas Gerais.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Ivan Soares David é membro do Comitê Gestor da SEMMG/SECULT MG - RI Varginha (2022-2024)