Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
13/06/2022
E-mail da sede
estacaosaracuravaivai@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Luciana Araujo
Cargo do responsável
Integrante
Público-alvo das ações promovidas
moradores e ex-moradores do Bixiga; população negra da cidade de São Paulo; população periférica da cidade de São Paulo; sambistas; estudantes e professores da rede pública de ensino; pesquisadores da temática urbana e das relações étnico-raciais; além de demais interessadas na construção de uma cidade antirracista, no direito à memória e na valorização da história negra brasileira como ferramentas democráticas. A busca pela articulação não só com a população da área central, onde se localiza o bairro, mas com a população de bairros periféricos é fundamental para estimular a reflexão sobre o deslocamento forçado para regiões distantes a partir do racismo dos processos de urbanização que atingiram - e seguem atingindo - o Bixiga.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Temos acervo de mais de 500 fotos, imagens de vídeos de todas as atividades realizadas no útimo ano, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e um plano de realização de novas entrevistas com griôs do bairro para recontar a história do Bixiga Negro. Além de pesquisas realizadas por integrantes do movimento que fazem parte de um grupo de trabalho que vem levantando documentação para uma etnografia popular do bairro. A elaboração coletiva de um projeto de educação patrimonial com perspectiva museológica gerou aprendizado que vem sendo aprimorado num processo de formação iniciado em parceria com a Rede Paulista de Educação Patrimonial, com vistas à construção do inventário participativo do bairro com início já a partir deste segundo semestre de 2023.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Todas as nossas atividades são realizadas no bairro e voltadas para o debate com a comunidade do bairro prioritariamente. Mesmo os roteiros de conhecimento sobre o território que recebem pessoas de outras localidades visam valorizar os modos de vida no bairro e o respeito à cultura e vivências de quem mora aqui, além de fortalecer a mobilização pela permanência da população negra e a Escola de Samba Vai-Vai no Bixiga após a chegada do Metrô.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Curso de Formação para Construção de Inventários Participativos da Repep
Data da capacitação
24/06/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Rodas de conversa, panfletagens, roteiros de divulgação da cartografia negra do bairro, palestras e debates em escolas da vizinhança, realizamos também uma exibição do documentário produzido pela Casa Sueli Carneiro a céu aberto (em uma das ruas do bairro com projeção num dos tapumes da obra)
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
As atividades de formação com a REPEP para construção do inventário participativo e as rodas de conversa com os griôs. Neste momento estamos desenvolvendo em parceria com o Centro de Formação do Sesc, o Instituto dos Arquitetos do Brasil - Regional SP e o Depto de Antropologia da FFLCH/USP o curso de extensão "Etnografia na prática | o patrimônio como experiência comunitária", no CPF Sesc.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Rodas de conversa, roteiros de divulgação da cartografia negra do bairro, exibição de filmes, participação nas Jornadas do Patrimônio em 2022 (atividade com mais de 100 pessoas) e 2023 (atividade já aprovada).
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não