Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
Beneficiamos indígenas de América Central e do Sul, especialmente do Brasil; além de dialogarmos com todo o mundo e difundir conteúdos e mensagens para toda a humanidade. Muitos de nossos projetos tem participação transgeracional, por exemplo um protagonismo ao mesmo tempo dos anciões e dos jovens. Muitos de nosso projetos tem equidade de gênero. Temos a diversidade como riqueza viva. Destacamos que muitos projeto tem seu foco em beneficiar indígenas ou comunidades indígenas mas, outros projetos ainda que com o protagonismo de indígenas tem seu foco em beneficiar a HUMANIDADE como comunidade viva do Planeta Terra.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Mais de 600 vídeos entre curta metragens e Fogueiras Digitais (lives) quase todos disponibilizados de forma gratuita e aberta em www.youtube.com/mensagensdaterra e mais de 30 livros, 25 impressos e 6 e-books disponíveis de forma aberta e gratuita em www.thydewa.org/download ; sendo que 70% de nosso acervo é fruto de pesquisas, depoimentos e testemunhos de indígenas do Nordeste participantes da Rede "Mensagens da Terra", uma rede que teve seu inicio pela aliança de 8 comunidades das etnias: Kariri-Xocó, Karapoto, Pankararu, Pataxó, Hahahae, Tupinambá, Xokó, contando as vezes com Kiriri, Ymboré, Tumbalala, Fulni-ô, Potiguara, Kaimbé e Xucuru; tendo 20% de materiais indígenas vindo das outras 4 regiões de Brasil como Makuxi, Tikuna, Tukano, Kaingang e Guarani; e tendo 10% de materiais provenientes de indígenas de outros países como: Argentina, Chile, Colômbia e México. 80% de nosso acervo é fruto de processos de inventários participativos e 20% tem parceria não especifica com uma comunidades mas com uma pessoa indígena.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Os sócios indígenas por sua vez conversam com suas comunidades sabendo que são as lideranças comunitárias em seus Conselhos que devem tomar as decisões. Cada Comunidade indígena tem sua organização social e suas regras; eles sempre são inteiramente respeitadas.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
1) Programa Pontos de Memória “ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS: MEMÓRIA”. Patrocínio: Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Produção e lançamento do livro coletivo e multiétnico. [2012] 2) Prêmio Ponto de Memória do IBRAM – produz coletiva e multiétnicamente o livro: “MEMÓRIA DA MÃE TERRA”, contando com 27 indígenas autores de 17 etnias do Brasil. [2014] 3) Prêmio Memórias Brasileiras do IBRAM – produz coletiva e multietnicamente o livro: “MEMÓRIA DO MOVIMENTO INDÍGENA DO NORDESTE”, que contou com 16 autores indígenas, de 06 estados do Nordeste. [2015]
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
1) CONCURSO PNPI No - 5/2015 - PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL - IPHAN http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Homologa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Resultado%20final%20e%20Convoca%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Premiados%20-%20DOU%2015_03_2015.pdf https://www.thydewa.org/portfolio/rim/ 2) Prêmio Culturas Populares 2019 – edição Teixeirinha pelo Ministério da Cidadania (primeiro colocado do Nordeste) https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-12-de-30-de-outubro-de-2019-224669685 3) Atualmente estamos trabalhando com 10 indígenas, de 10 povos, cada um fazendo um PODCAST sobre sua Cultura, Identidade, Memória e Identidade.... Uma parceria com o Instituto Casa Comum, com recursos do Fundo Nacional de Cultura – FNC por meio do Termo de Fomento 931623/2022 junto ao Ministério da Cultura. Esses tres são os mais proximos ao tema da MEMÓRIA... Tal vez a outra tematica que poderiamos destacar é a nossa contribuição para com a lingua indígena Kariri-Xocó, a partir de coooperação internacional com a Universidade de Leeds (Reino Unido): https://read.dukeupress.edu/environmental-humanities/article/15/1/187/343381/We-Most-Certainly-Do-Have-a-Language-Decolonizing https://thydewa.org/okax/
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Encontro de Memória e Museologia Social Indígena, em Brasília
Data da ação
07/06/2016
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Curso “Vinculación comunitaria”
Data da capacitação
12/06/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Desde nossa legalização em 2002 nunca se passaram mais de 4 meses sem propormos alguma atividade, ou estamos realizando um registro para um livro, ou para um vídeo, ou para um podcast ou fazendo uma palestra ou diálogo com algum público e promovendo uma capacitação. A frequência e intensidade dessas ações "regulares" dependeram em grande medida de nossas parcerias e projetos. Nossa instituição esta 95% orientada pela execução de projetos e poucas são as atividades que realizamos independentemente dos projetos. Durante estes mais de 20 anos de serviço, as atividades mudaram muito; desde que a covid tomou conta do Brasil em março de 2020, temos, por exemplo, realizado 120 FOGUEIRAS DIGITAIS, reuniões através do ZOOM com a participação de entre 4 e 120 pessoas em diálogos interculturais por entre 30 e 240 minutos, sempre com a participação de indígenas, sempre valorizando a diversidade viva, ora beneficiando principalmente alguns indígenas, ora beneficiando a sociedade de forma geral.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Sim. Fizemos muitas capacitações e de muitos tipos. Imagina demos aulas de fotografia analógica dentro de aldeias indígenas e hoje damos aulas de fotografia com celular via internet. Desde 2020 para aqui realizamos 4 capacitações que envolvem "Memória e Patrimônio Imaterial" beneficiando 80 indígenas; e realizamos 2 capacitações para indígenas sobre como detectar "FAKE NEWS" beneficiando 10 indígenas. Fora as capacitações mais tradicionais trabalhamos muito com COMUNIDADES COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM E AÇÃO, onde temporariamente um grupo de pessoas, por exemplo, fala de Sabedorias Indígenas e Aprende a fazer vídeos.... Faz vídeos, partilha os vídeos, fala sobre os mesmos, e faz novos vídeos e faz novos debates, e acrescenta conceitos, orientações técnicas e faz novos vídeos.... Aprende FAZENDO, um exemplo disso é o projeto "VISÃO INDÍGENA" (https://youtube.com/live/VRT6Yn7w5q0) e o projeto "PEHKAME MASHÃ" (https://www.youtube.com/@pehkamemasha6246)
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Sim. Nos últimos tempos, foram eventos online como: 1) FOGUEIRA DIGITAL do 2 lançamento do 2 EBOOK "de ABYA YALA COM AMOR" - DOMINGO 18 de Dezembro de 2022 https://youtube.com/live/dws3ICAPM5o 2) FOGÓN (FOGUEIRA) DIGITAL "DE ABYA YALA con AMOR" presenta su SEGUNDO EBOOK https://youtube.com/live/wvyyxhKS0UE 3) 2 FOGUEIRA DIGITAL sobre DIVERSIDADE CULTURAL E ARTÍSTICA EM INTERAÇÃO ELETRÔNICA https://youtu.be/gL3mELrUDxk 4) FOGUEIRA DIGITAL de apresentação do EBOOK: "de ABYA YALA com Amor" [SEXTA 18 FEV] https://youtube.com/live/NSt1Pir16L4 5) 4a FOGUEIRA DIGITAL "Mensagens da Terra" e Educação Ambiental https://youtube.com/live/NSt1Pir16L4
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
1) Rede "de ABYA YALA com Amor" 2) Rede de Pontos de Cultura Indígena "Mensagens da Terra"
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Coronel Nonanto do Amaral 166 - Ilheus - Bahia