Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada OSC
Breve história sobre o Ponto de Memória
Nísia Floresta é dona de uma trajetória de vida intensa, marcada por importantes lutas que a colocaram à frente de seu tempo. Seu nome está inserido na memória do Brasil por vários aspectos da sua vida e da sua obra. Atuou em pleno século XIX como escritora, poetisa, indianista, feminista, abolicionista e educadora em uma época marcada pelo preconceito e pelo machismo. Nísia viveu boa parte da sua vida no exterior. Sua história e suas obras são de uma importância rara. No entanto, essa trajetória e o acervo de 15 livros de sua autoria são quase que desconhecidos pelo conjunto da população, principalmente do município que recebe o nome da escritora. Diante da importância de Nísia Floresta para o cenário cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil, os grupos populares organizados do município, passaram a reivindicar a instalação de um museu na cidade em homenagem a essa personalidade ilustre que dá nome a localidade. O Município de Nísia Floresta até então não dispunha de nenhum equipamento cultural que pudesse cumprir esse papel de preservação e divulgação da memória e da história local e nacional. No primeiro trimestre de 2009, um ano antes do Bicentenário do nascimento da escritora, o CECOP – Centro de Documentação e Comunicação Popular, instituição legalmente responsável pelo Museu de Nísia, elaborou e aprovou um projeto de instalação do Museu, através do Programa Mais Museus, do Ministério da Cultura. Concorrendo com quase 300 projetos, a proposta do Museu de Nísia Floresta foi classificada em segundo lugar em todo o território nacional. A partir daí o CECOP deu início à estruturação do Museu Nísia Floresta dentro da perspectiva da Nova Museologia Social e como um espaço cultural multiuso que concilia o acesso à memória e história da escritora com espaços de acesso aos bens culturais e aos meios de produzi-los. O Museu de Nísia foi inaugurado em março de 2012.
Público-alvo das ações promovidas
O Museu Nísia Floresta tem como público alvo alunos e professores de escolas públicas; universidades, grupos e artistas da cultura popular, além de turistas que visitam o município que também recebem o nome da escritora potiguar. Além destes, a população local também é um público alvo das ações do Museu, uma vez que diante da realização dos eventos educativos e culturais promovidos pela instituição toda a comunidade é convidada a participar de forma gratuita.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Diante do fato de Nísia Floresta ter vivido a maior parte da sua vida no exterior, não existem no município onde a escritora nasceu, nem mesmo no Brasil, registros de objetos que pertenceram à escritora ou mesmo originais de algumas das 15 obras literárias de sua autoria. No entanto, o Museu destinado a preservação da vida e obra da escritora Nísia Floresta, trabalha na perspectiva de difusão do legado deixado por Nísia em torno do estímulo à luta por direitos femininos igualitários, e de setores e grupos marginalizados como negros e índios. Atualmente, na perspectiva de tornar a obra literária de Nísia acessível ao maior número de pessoas, principalmente à estudantes e professores de escolas públicas e universidades, o Museu de Nísia reeditou o livro Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens, um dos mais conhecidos da escritora. A reedição desse livro contemplou a doação de exemplares para algumas escolas públicas do município de Nísia Floresta, assim como se tornou parte integrante do acervo literário do Museu. A documentação e pesquisas realizadas sobre os saberes e fazeres populares e das manifestações artísticas tradicionais do município de Nísia, também integram o acervo museológico do Museu, tendo resultado em exposições e numa série de cartões postais com elementos do patrimônio material e imaterial do município. O Museu Nísia Floresta também dispõe de de acervos compostos de fotografias, vídeos, xilogravuras e quadrinhos produzidos por artistas potiguares, que regularmente se apresentam no Museu difundindo sua ate e promovendo trocas de experiências junto a alunos e professores da localidade. Assim como o público em geral.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..)
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
Na área do Patrimônio Material e Imaterial, o Museu Nísia Floresta, tem realizado importantes trabalhos de pesquisa sobre a cultura popular do município de Nísia, envolvendo alunos e professores de diferentes níveis de escolaridade. Esse trabalho vem resultando na organização de acervos imagéticos e audiovisuais, publicação de postais, na realização de exposições fotográficas, produção e difusão da série audiovisual Curta Nordeste. Além disso, o Museu também tem promovido uma série de oficinas de saberes tradicionais junto a turmas de alunos das escolas públicas locais, envolvendo o Boi-de-Reis, Côco de Roda, Pastoril, fabricação de brinquedos e de brincadeiras populares. Essas oficinas têm contribuído para a articulação e fortalecimento das manifestações populares do município. Nesse trabalho com as escolas, o Museu, artistas e grupos a ele vinculados, aprovaram e desenvolveram a partir de 2014, quatro (04) importantes projetos com o Ministério da Cultura e da Educação, através do Programa Mais Cultura na Escola. Essa ação teve o propósito de fortalecer a articulação da educação e cultura e contribuir com a implantação da educação integral no país. Pelo conjunto de ações desenvolvidas, o Museu de Nísia contribui com o desenvolvimento do território nas áreas da educação, cultura, comunicação e no desenvolvimento local e sustentável.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Programa Mais Museus (IPHAN), Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (IPHAN), Feiras e Ações Literárias (Ministério do Turismo), Lei Aldir Blanc (municipal e estadual).
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Fórum Nacional de Museus
Data da ação
30/05/2017
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Políticas Culturais: Desafio e possibilidades de acesso a editais - UFRN
Data da capacitação
11/05/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Difusão da memória e história de Nísia Floresta, Festival Literário, Contações de Histórias, Oficinas e práticas educativas inovadoras, exibições e debates de filmes, mostras de cinema, rodas de conversa, Prêmio Nísia Floresta de Literatura.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficina de Saberes e Fazeres (capoeira, coco de roda, pastoril, música), Oficinas de Fotografia e Audiovisual, Oficina de Elaboração de Projetos Culturais.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Mostras de Cinema, Festival Literário, Festival de Cultura Popular, Primavera dos Museus, Semana de Museus.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do Rio Grande do Norte
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Possui parceria com a Prefeitura Municipal de Nísia Floresta que paga o aluguel da sede do Museu Nísia Floresta. Também possui parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
O Museu Nísia Floresta possui parceria com instituições de memória e museologia social integrantes da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do Rio Grande do Norte.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Integra o Conselho Municipal de Cultura de Nísia Floresta.
Localização
Estado
Endereço da Sede
Praça Coronel José de Araújo, 135, Nísia Floresta-RN