Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
06/01/2010
E-mail da sede
pontodeculturacoripos@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Jeifa Alice Gericó
Cargo do responsável
Coordenadora
Público-alvo das ações promovidas
Mestras e mestres, brincantes de reisados do Sertão do São Francisco; Produtores culturais, pesquisadores, estudantes, professores. Aberta a comunidade.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo inclui: Fotografias: Registro fotográfico das apresentações dos grupos de Reisados, das festas, dos mestres, dos brincantes e de momentos representados relacionados à tradição. Vídeos e Documentários: Material audiovisual que conta a história dos Reisados, documenta apresentações, depoimentos de mestres e brincantes, e apresenta a importância cultural dessa manifestação. Registro de Áudio: Gravações com músicas, cantigas e outras manifestações artísticas dos Reisados. Documentos e Registros Históricos: Documentos relacionados à história dos Reisados ??na região, como recortes de jornais, pesquisas, documentos de reconhecimento e registros de participação em eventos culturais. Relatos e Memórias: Depoimentos de mestres, brincantes e membros da comunidade que desenvolveram suas experiências e vivências relacionadas aos Reisados. Materiais Educativos: Materiais integrados para a realização de oficinas e atividades de formação sobre os Reisados ??e sua importância cultural.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O Movimento Viva Reis é coletivo cultural criado na cidade de Santa Maria da Boa Vista-PE, território abundante em cultura popular com ênfase nas tradições indígenas e afro-brasileiras. Cinco grupos de Reisados tradicionais, inclusive a Mestra Maria Jacinta (Reisado de Maria Jacinta) e o Reisado do Inhanhum reconhecidos como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Desde 2010 esses grupos se uniram num movimento de fortalecimento dessa tradição na realização do Encontro de Reisados e encontro de Mestres.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Ciclo de Formações do Projeto Sementeira de Reisado. Rodas de Diálogos em escolas públicas. Produção de material audiovisual, registro fotográfico e gravação de memórias dos mestres e brincantes de reisados. Mapeamento.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Atividades de formação são ofertadas em parceria com o Ponto de Cultura Coripós (sede do coletivo Movimento Viva Reis): Oficina de adereços com brincantes de Reisados. Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. Sementeira de Reisados (é uma proposta de transmissão de saberes tradicionais dos reisados do Sertão do São Francisco, para suas comunidades, possibilitando o surgimento de novos processos relacionados à manifestação cultural). Aula Espetáculo Sementeira de Reisado.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
O Encontro de Mestres da Tradição do Reisado do Sertão do São Francisco. Encontro de Reisados do Sertão (celebrado durante o Ciclo de Reis - dezembro e janeiro). Festa dos Santos Reis (janeiro). Exposições Fotográficas . Participação da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (Atividades formativas, rodas de conversa, vivência com os reisados).
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não