Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
12/12/2019
E-mail da sede
inventariogalopolis@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Geovana Erlo
Cargo do responsável
Coordenadora geral
Público-alvo das ações promovidas
O público-alvo das ações promovidas pelo Inventário Participativo de Galópolis é, sobretudo, a comunidade de Galópolis e pessoas interessadas na preservação e gestão comunitária do patrimônio cultural. Por comunidade, entende-se moradores, ex-moradores, trabalhadores, estudantes, pesquisadores e demais pessoas que tenham relação com a História de Galópolis, movimento operário, memória social, arquitetura e arqueologia industrial, organizações populares, Museologia Social, inventários participativos, dentre outras temáticas que fortaleçam a diversidade e a pluralidade cultural.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo é coletado de acordo com a seleção do bem cultural a ser pesquisado, mas sempre referente ao patrimônio industrial de Galópolis e suas relações com a macrohistória. O acervo catalogado até o momento contempla as coleções do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos, a Banca João Laner Spinato, os Esportes, o Cine Operário, a Cascata Véu de Noiva, o Colégio Irmãos Chaves Barcellos, a Associação dos Moradores de Galópolis, a Vila Operária e a Personalidades, que conta com imagens e documentos de pessoas identificadas como referência para História local. Todo o acervo é coletado, higienizado, digitalizado, catalogado, acondicionado, publicado e devolvido ao seu proprietário para continuar cumprindo sua função social (e também pelo fato de o Inventário Participativo de Galópolis não possuir sede para uma reserva técnica).
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O Inventário Participativo de Galópolis propõe ações que são bem recebidas pela comunidade do bairro Galópolis. Todos os integrantes do coletivo são moradores, ex-moradores, trabalhadores e/ou estudantes de Galópolis, que possuem boas relações com as demais entidades comunitárias da localidade. Mais informações e reflexões sobre a relação com a comunidade de referência devem ser alcançadas através da leitura da dissertação "Tecendo a Gestão Comunitária do Patrimônio Industrial: do Museu de Território ao Inventário Participativo de Galópolis", de Geovana Erlo (2023, disponível como anexo).
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Curso online "Inventário Participativo"
Data da ação
18/01/2022
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Formações (sem certificação), palestras, oficinas de educação patrimonial, visitações mediadas aos bens culturais da comunidade de Galópolis, caminhadas reflexivas pelo museu de território de Galópolis e atendimento a turistas com base na metodologia do turismo de base comunitária.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Formações (sem certificação) e palestras sobre história local, patrimônio cultural e industrial, museologia social e inventários participativos, oficinas de educação patrimonial (para todas as faixas etárias, mas ainda com um trabalho específico nas escolas locais), visitações mediadas ao bens culturais da comunidade e caminhadas reflexivas pelo museu de território de Galópolis.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todas as atividades do Inventário Participativo de Galópolis são abertas ao público, inclusive as reuniões da coordenação-geral.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não