Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Público-alvo das ações promovidas
As ações têm como público-alvo principal a própria comunidade de artesãos figureiros e seus respectivos núcleos produtores. Essa comunidade é formada por indivíduos que dedicam suas vidas à arte de fazer figuras de barro, mantendo viva uma tradição cultural importante para as cidades do interior paulista. Além disso, as ações são realizadas nas dependências de instituições parceiras (escolas, casas de cultura e associações sociais) alcançando os frequentadores dessas instituições, que têm a oportunidade de conhecer mais sobre a história e as técnicas tradicionais utilizadas pelos artesãos, ampliando seus horizontes culturais.
Breve descrição do Acervo
O acervo é composto por objetos tridimensionais, documentos arquivísticos e bibliográficos, perfazendo um total de aproximadamente 500 itens. São peças em argila, figuras confeccionadas por mestres artesãos figureiros já falecidos e que participaram do desenvolvimento das ações; fotografias, cartazes, flyers, projetos e propostas, ofícios e outras correspondências, relatórios, publicações; tanto impressas quanto digitais. Além de fazer referência à memória de artesãos figureiros, o acervo reúne registros da ação cultural desenvolvida pelo coletivo, a fim de produzir informações e material de pesquisa relacionadas à experiência da gestão compartilhada e colaborativa, inspirando outras ações. O acervo ainda está em processo de inventário.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Verificou-se no processo de desenvolvimento das ações a apropriação das ferramentas metodológicas de gestão pelos integrantes da comunidade de referência, que passaram a se identificar enquanto grupo organizado informalmente. O modelo de gestão compartilhada vem proporcionando a todas as envolvidas, agentes culturais e artesãs figureiras, uma experiência reveladora do potencial criativo resultante da articulação de conhecimentos diversos e, especificamente, às artesãs figureiras o protagonismo no desenvolvimento das ações de preservação de suas próprias referências culturais. Nesse sentido, verifica-se uma mudança na relação com as instituições que atuam no município, no que se refere ao fortalecendo da capacidade do grupo em estabelecer diálogo e negociar seus interesses no atendimento à demanda local e empreender ações capazes de evidenciar a prática cultural e promover seu reconhecimento enquanto referência patrimonial. Nessa perspectiva, em avaliação coletiva, os integrantes do projeto Santo de Casa reconhecem a importância das ações conjuntas e do trabalho compartilhado entre seus pares, tornando-os menos vulneráveis a forças externas.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
Edital Rede de Pontos de Memória Nacional (MinC- Ibram/2014) (Sem recebimento do prêmio)
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital Apoio a Projetos de Promoção da Continuidade das Culturas Tradicionais no Estado de São Paulo ProAC13/18 (SEC-SP/2010 e 2011) Edital Brasil Criativo – Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras (MinC/2012) Edital Pontos de Cultura de SJCampos/SP – FCCR/MinC (2016) Edital “Rede de Pontos de Cultura Viva no Estado de São Paulo” – Sec.C-SP (2018) Edital de Seleção Pública Culturas Populares: Edição Teixeirinha – MinC (2019) Edital Mestres, Mestras e Coletivos da Cultura Popular e Tradicional – FCCR/LAB (2020) Edital Subsidio Espaços Artísticos e Culturais – FCCR/LAB (2020) Edital de Premiação para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo – (2022)
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
“Museus, Patrimônio e Inventários Participativos”
Data da ação
20/01/2018
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
"Patrimônio Imaterial: Fortalecendo o Sistema Nacional"
Data da capacitação
11/07/2015
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Reuniões mensais de gestão; produção de conteúdo para páginas virtuais; programa anual em comemoração ao Dia Municipal do Figureiro; vivências de modelagem em argila em instituições parceiras e ações do Ciclo de Natal.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Reuniões mensais de planejamento Rodas de Conversa com temas específicos
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Exposições e vivências de modelagem em argila
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede SP de Memória e Museologia Social Rede das Culturas Populares
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Fundação Cultural Cassiano Ricardo (parcerias pontuais)
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Casa de Cultura Caipira Zé Mira (Instituto José Mira) Obra Social e Assistencial “Padre Bonafé” Escola Esfera Associação Magnífica
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Osvaldo Macedo Lecques, 176 - Jd. Satélite - S.José dos Campos/SP