Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
80.616.844/0001-73
Público-alvo das ações promovidas
A comunidade do Guadalupe em Olinda\PE, e região metropolitana do Recife; Comunidades de terreiro; Comunidades Quilombolas; População LGBTQIA+.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O Ponto de Memória possui acervo, ,temos uma biblioteca com dezenas de livros, inclusive com cerca de 20 livros que retratam nossa trajetória, escritos por diversos atores sociais. temos uma videoteca com diversos videos, em formato VHS e DVD. Tantos os livros, como os videos compõe a memoria do nosso ponto, porém ainda não digitalizamos os mesmos, pois necessitamos de recursos e capacitação técnica para esse fim. acreditamos que o edital do Ibram, possibilita essa realidade. Temos um Acervo grandioso de Fotos, quadros, esculturas, utensílios, instrumentos percussivos e indumentárias do coco de roda, que vem do século passado, organizado em um espaço físico e aberto ao publico. Temos uma memória digital de vídeo, produzidos e disponibilizados em plataforma de vídeos na internet. que contam a nossa tragetória ao longo dos ultimos vinte anos.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
relação da comunidade com o Coco de Umbigada remonta muitos anos, quando, no século passado os Mestres Coquistas João Amâncio e Zé da Hora promoviam a Sambada de Coco na comunidade de Paratibe, no município de Paulista. Com a morte dos Mestres, o Coco ficou adormecido por quase 40 anos. Vendo a importância de recuperar a arte do Coco e promover ações culturais na comunidade onde vive, Beth de Oxum, Ialorixá do Terreiro Ilê Axé Oxum Karê, e gestora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, trouxe a brincadeira do Coco para dentro do seu terreiro. Voltar a fazer o Coco na comunidade elevou a nossa auto-estima. O Ponto de Cultura Coco de Umbigada trabalha a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Guadalupe e seu entorno. Este bairro representa uma das maiores densidades demográficas e baixo IDH da cidade de Olinda. O Ponto também promove a preservação da memória e a difusão da cultura negra e afrodescendente, ampliação dos direitos humanos, perspectiva e empoderamento profissional pela cultura e educação. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Ponto de Cultura, estão a organização de Oficinas, o Cineclube Macaíba e a Rádio Amnésia. “Quando a comunicação não contempla a realidade, temos que achar outras formas de nos comunicar e de divulgar nossas ideias e cultura”, explicou Beth. “Precisamos nos apropriar das tecnologias para fazer uma nova Comunicação”, acredita a Ialorixá, que também destaca os trabalhos do Ponto de Cultura ao realizar palestras sobre Rádio livre, cultura popular, cultura digital, religiosidade de matriz africana. Nosso Ponto de Cultura também tem um Telecentro. Temos máquinas conectadas à internet. Lá os alunos não aprendem apenas como usar a tecnologia, mas discutem temas importantes na área, como a importância de usar o Software Livre, e aprendem também a desenvolver projetos que ajudem a transformar a sociedade.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
diversos editais, Ministérios da Cultura com edital dos Pontos de Cultura- NUCLÉO DE MEMO(RIA E PRODUÇ O DE CULTURA POPULAR COCO DE UMBIGADA de 2005; FCP - Fundação Cultural Palmares com o projeto NUFAC em 2013; FUNARTE com o projeto da Rádio Amnésia - Coco Rádio Arte em 2009; CORREIOS com o Festival Coco de roda Zumbi OLinda em 2014; COOPERFORTE com o projeto de Desenvolvimento de Games, Contos de Ifá em 2017; FUNDARPE - fundação do Patrimomio Historico e Artistico de Pernambuco com Turnê internacional com a Banda Coco de Umbigada no Salão de belas Artes de Viena, em Berlim e em Berna na Suissa.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
- Mensalmente todo primeiro sábado do mês, a trinta anos, realizamos a tradicional Sambada de Coco do Guadalupe. Celebração da brincadeira do Coco na nossa comunidade, com a participação de diversos mestres e mestras do coco de roda de Pernambuco. - Aulas presenciais e virtuais , toda quarta e toda sextas-feiras no LAB-COCO - Laboratório de Tecnologia e Inovação cidadã, atualmente stamos com duas turmas de 25 jovens, uma só de mulheres, de 18 a 29 anos. - A Rádio Amnésia, Radio comunitária funciona na frequencia FM 89,5, diariamente com programação multi cultural, programas de diversos rítmos da cultura popular brasileira, Coco de Roda, Maracatú de Baque solto, Maracatú de Baque virado, Cavalo Marinho, Frevo, Samba, Jomgo, Tambor de crioula, Rap. Reggae e muita música afro-brasileira e dos terreiros de Matriz Africana. - Ilê Axé Oxum Karê - terreiros de Matriz Africana com atividades culturais e celebrações religiosas mensalmente. - A sede do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, funciona de segunda a sextas feiras, das 08 as 18;00 h, recebendo diversas turmas de alunos de escolas públicas e privadas, assim como, universidades publicas e privadas, turistas e pesquisadores em geral. - Todo primeiro domingo, ensaio aberto do Afoxé Babá Orixalá Funfun. Afoxé da juventude negra do terreiro Ilê Axé Oxum Karê- Terreiro da Umbigada.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
a trinta anos que ministramos oficinas de Cultura popular, através da brincadeira do Coco de roda e produção cultural comunitária, em diversas cidade do Brasil e fora dele. também promovemos a quinze anos capacitação em desenvolvimento de games, roteirizados com a mitologia Afro-brasileira. atuamos também com capacitação em comunicação, através de formação de radios comunitárias e de novos comunicadores populares, em oficinas para democratização da comunicação.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
A 30 trinta anos realizamos a tradicional Sambada de Coco do Guadalupe, celebração da brincadeira do Coco de roda
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
CNPdC- Comissão Nacional dos Pontos de Cultura; Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de Pernambuco; Rede de Mulheres de Terreiros de Pernambuco; Rede de Mulheres Negras de Pernambuco; Rede de Mulheres de Axé do Brasil; Rede de Inclusão Digital; Rede de Memória da Cultura Afro-brasileira; Rede dos Patrimônio Vivos de Pernambuco; Rede dos Notórios Saber da Universidade de Pernambuco; Rede Afrolatinidades - Rede de Mulheres Negras, Latinas e caribenhas da América Latina; Mãe Beth foi homenageada no Festival Latinidades em 2015. Rede da OMC - Ordem do Mérito Cultural - Comenda dada a personalidades com histórico relevante na cultura brasileira, nossa presidente de honra recebeu da Presidente Dilma Rousseff a comenda da OMC -Ordem do Mérito Cultural em 2015.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
MINISTÉRIO DA CULTURA, MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES - GSAC, FUNARTE, FUNDARPE-Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, SECRETARIA DA MULHER DE PERNAMBUCO, SECRETARIA DE CULTURA DE PERNAMBUCO, FCCR - Fundação de Cultura Cidade do Recife , SEPAC- Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, UPE - Universidade de Pernambuco.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
SEBRAE, SENAI, SESC, PORTO DIGITAL. UNIAESO - Universidade Integrada Barros Melo, UNICAP- Universidade Católica de Pernambuco. TRUST - FOR AMERICA, CONSULADO BRIT NICO EM PERNAMBUCO, COOPERFORTE - Cooperativa de Crédito do Banco do Brasil, CORREIOS, entre outros.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
DE 2013 e 2015 e 2016 a 20018, Mãe Beth de Oxum, nossa presidente de honra, foi eleita conselheira do CNPC - Conselho Nacional de Políticas Culturais, representando a linguagem das expressões artísticas da Cultura Afro-brasileira. 2016 a 2018 e 2018 a 2020 - Mãe beth de oxum, nossa presidente de honra, foi eleita conselheira do CEPC-PE, Conselho Estadual de Politicas Culturais de Pernambuco, na linguagem dos Pontos de Culturas.
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua João de Lima, 42 - Guadalupe - Olinda - PE