Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Organização religiosa
Público-alvo das ações promovidas
As ações são direcionadas aos membros do Ilê Asé Ojisé Olodumare, a comunidade de Barra do Pojuca, as pessoas que buscam entendimento sobre a cultura ancestral negra nas mais diversas formas, famílias em situação de vulnerabilidade social e comunidades tradicionais da região como pescadores e residentes das margens do Rio Pojuca.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo é composto de fotografias, joias, objetos do culto, documentos, vídeos, fotografias e mais de vinte e cinco peças do culto a Exu, patrono da Casa do Mensageiro, além de objetos remanescentes do Terreiro Ilê Ogunjá, fundado por Pai Procópio de Ogunjá no início do século XX. O acervo conta com uma exposição permanente no Museu que preserva a história de Pai Procópio e do Ilê Ogunjá, da Casa do Mensageiro, bem como da comunidade afro-religiosa baiana e brasileira. Além disso, toda a área pública do espaço é visitável. O barracão, onde ocorrem as festas públicas, possui simbologias específicas e imagens de nossos ancestrais, mulheres e homens de origem africana e indígena, que até hoje resistem na preservação da sua cultura. As margens do Rio Pojuca, com esculturas ao ar livre que complementam a história oral contada pelas lideranças que permeiam o rio e a ancestralidade. Há também uma trilha ecológica com levantamento das plantas medicinais e seu uso sagrado. E toda a história oral contada e versada pelos membros da comunidade está também sendo registrada enquanto acervo da instituição. Logo, o acervo representa a resistência histórica do povo de axé, e transmite o objetivo de informar e referenciar o público visitante acerca das memórias que valorizam a identidade racial, cultural e ecológica das populações negras.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
Considerando que a Associação Afrobrasileira Casa Do Mensageiro Terreiro Ilê Axé Ojisé Olodumare possui uma missão educativa voltada para as populações negras e comunidades de terreiro, o Núcleo Educativo e Cultural atua no segmento da educação não formal sistematizada e constitutiva, desenvolvendo projetos de formação crítica para alunos, professores, comunidades locais e público em geral desenvolvidos de maneira linear e participativa, onde se é valorizado a construção coletiva e a exaltação do movimento da comunidade. Uma vez que a comunidade de referência atua como incentivadora da criação de atividades através das suas demandas mais evidentes, como a discussão de gênero e raça, a promoção de serviços sócio-assistenciais, a construção de consciência anti-racista, a possibilidade de acesso ao acervo entre outros. Todos os núcleos da gestão, no decorrer das atividades, têm grande interação com as comunidades do entorno e a própria comunidade do espaço. Logo a interação se dá não só por meio das atividades desenvolvidas durante o calendário anual, mas também por meio de ações diárias. Toda construção é realizada de maneira coletiva e participativa, apesar da gestão contar com um quantitativo de membros específicos, há sempre o convite e interesse de participação de novos membros na produção e execução das atividades.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
Prêmio Darcy Ribeiro 2021.
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
As atividades regulares da Associação Afrobrasileira Casa Do Mensageiro Terreiro Ilê Axé Ojisé Olodumare são, o Dia Cultural Casa do Mensageiro, o Seminário entre os Rios de Osun, o Evento Olojá, as Rodas de Conversa com membros da comunidade local, distribuição de cestas básicas, oficina de Turbante, oficina de confecção de sabonetes, encontros virtuais em formato de lives nas redes sociais ou encontros em plataformas de reunião, encontro de mulheres, reuniões periódicas da gestão e disponibilização de orientação sócio-assistencial, sendo um ponto de referência de suporte para a comunidade ao redor.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
As oficinas de capacitação são oferecidas em consonância com os eventos promovidos, são elas: Oficina de confecção de sabonetes artesanais com materiais orgânicos extraídos da própria região, oficina de Dança Afro, Oficina de Turbante, Oficina de Culinária de Terreiro, Oficina de percussão, Oficina de Leitura e desenho destinado ao público infantil, Oficina de fotografia e cenografia e Formação de monitores do Museu Afro-brasileiro Pai Procópio de Ogunjá (MAPPO).
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Os eventos abertos ao público são: Dia Cultural da Casa do Mensageiro, Seminário entre os Rios de Osun, Evento Cultural Olojá, Encontro de Mulheres Mensageiras, Palestras e Rodas de Conversas com temáticas relacionadas, visitas guiadas, trilhas ecológicas na Reserva Sapiranga, Festividades públicas de Candomblé e visitação ao Museu Afro-brasileiro Pai Procópio de Ogunjá.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Estrada da Tiririca S/n, Cachoeirinha, Barra de Pojuca, BA