Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
13/03/2017
E-mail da sede
cclf@cclf.org.br
Nome do responsável pelo coletivo
Edson Moraes de Oliveira
Cargo do responsável
Coordenador
Público-alvo das ações promovidas
Atualmente contamos com forte atuação através da internet e das redes sociais, são 6.200 inscritos na nossa página do youtube e outras 7.700 pelo facebook, além do instagram e do site do Centro de Cultura Luiz Freire(CCLF), são milhares de visualizações e compartilhamentos dos 382 vídeos já disponíveis. Também disponibilizamos material do nosso rico acervo para produções de filmes e mostras documentais a exemplo das exposições de Alceu Valença e Lia de Itamaracá, realizadas pelo Itaú cultural em 2022 e 2023. Temos atingido assim, uma gama variada e ampla dos mais variados públicos, como: professores, estudantes de comunicação, jornalistas, produtores culturais, brincantes da cultura popular, dentre outros.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
As coleções arquivísticas da TV Viva são representadas por registros audiovisuais desde os anos de 1984, contendo fitas analógicas nos formatos: U-matic, Betacam, Mini-DV , Dvd"s e cartões digitais P2, com mais de 4.000 horas de gravações e filmagens sobre a vida cotidiana, social e cultural de Pernambuco e da região do nordeste do Brasil em seus 39 anos de atuação. A partir dos primeiros processos de digitalização, já estamos com 382 títulos disponíveis em nossa página do youtube. No acervo existem imagens raras e inéditas em matérias jornalísticas , videoclipes, documentários e programas para a Televisão, com personalidades pernambucanas e brasileiras, as mais variadas. Faz -se mais que necessário, finalizar a digitalização desse acervo e o disponibilizar através da página no youtube, no facebook e no instagram e demais redes sociais. O total de títulos editados , somam cerca de 2.000 vídeos do acervo da Tv Viva, e foram realizados nesses seus 39 anos de existência e resistência no campo da Cultura Audiovisual, em vídeos jornalísticos e documentais com as temáticas mais diversas , tais como: programas de Humor, Infantis, Cultura Popular, Agroecologia e tantos outros. Também pretendemos abrigar na página, uma grande seleção de material bruto ainda exclusivo e inédito da vida cotidiana e de folguedos populares como os Carnavais, Cavalo Marinho, Cirandas, Movimento MangueBeat , todos com suas figuras emblemáticas da nossa Cultura.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Temos como referência a cidade de Olinda e o seu entorno, mas em especial com o Sítio Histórico (onde estamos sediados) e atualmente promovemos exibições temáticas através do Cineclube Criatura Viva em parceria com o coletivo olindense Casa Criatura, essas exibições têm sido solicitadas por entidades e pelos moradores locais, com o objetivo de discutir problemas enfrentados atualmente na cidade e o material do acervo da TV Viva Olinda , serve como referência para se buscar soluções, por retratar a cidade em várias épocas.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Fundo de Cultura do estado - Funcultura - Pernambuco em 2005/2006.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual - IPHAN
Data da capacitação
03/11/2022
O ponto promove atividades regulares?
Não
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Exibição de vídeos temáticos, em parceria com o Cineclube Criatura Viva ( Coletivo Casa Criatura) no Sítio Histórico de Olinda.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não