Museu Histórico e Arqueológico Sebastião Paz de Almeida

A Casa da Cultura e admira pela posição privilegiada que ocupa no centro da cidade, no eixo geométrico da Praça Lauro Müller, talvez não perceba esta aparente coincidência, que tanto favorece à sua função de Museu e Arquivo Histórico, é fruto de um processo histórico de ocupação do território, que não dispensou um planejamento urbano. Sua fundação data de 1919, erguida no sitio escolhido para sede do município de Campos Novos, em meio a extenso planalto, foi certamente o inicio da organização espacial da cidade, até então definida pelo traçado do caminho das tropas. Nada mais justo que seja escolhida para sediar a Fundação Cultural Camponovense, uma vez que testemunhou todos os fatos que marcaram época e foi incluída no roteiro da maioria dos eventos públicos. O edifício foi construído dentro dos cânones do ecletismo, deixando indícios de que tenha sido a primeira construção na cidade com as chamadas telhas “francesas”. Em construção desde 1910, foi inaugurada como sede da Prefeitura Municipal somente em 1919, manteve essa função até 1976 e também abrigou o Fórum de Justiça e a Câmara de Vereadores. Devido às suas características arquitetônicas e ao seu valor histórico, a edificação foi tombada como patrimônio e criado o Museu Municipal.