Museu de Topografia Professor Laureano Ibrahim Chaffe – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe foi criado em 24 de maio de 1996 por decisão do Departamento de Geodésia do Instituto de Geociências da UFRGS. O intuito de criação do Museu foi o de preservar a história do Departamento de Geodésia e da própria Universidade. O Museu conta hoje com mais de 500 peças sendo que umas 400 peças se encontram expostas no Museu. O material que faz parte do Museu é formado de equipamentos de topografia utilizados nos trabalhos de campo dos ex-alunos da UFRGS desde o início do século XX, conta ainda com inúmeros mapas sendo o mais antigo o Mapa Topográfico da Região de Porto Alegre e arredores, confeccionado em 1894 e ainda de inúmeros mapas evolutivos do Brasil Físicos e Geológicos. Este ano o Museu comemora 25 anos de criação e para isso foi publicado o Livro “Museu de Topografia – 25 Anos a serviço da ciência” que se encontra no Lume/UFRGS no link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220738. Esta publicação conta um pouco da história da Topografia desde a época egípcia até nosso dias e das atividades que o Museu desempenhou através desses 25 anos.