Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande

O Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande foi criado através da Lei nº 2.668 de 27 de maio de 2008 da Prefeitura Municipal de Gramado, e está vinculado à Secretaria Municipal da Cultura. Está localizado no antigo leito da Viação Férrea, no bairro Várzea Grande. O Espaço tem como objetivos promover através de exposições permanentes e itinerantes a reconstrução histórica da Várzea Grande, representada através de objetos, documentos primários e fotografias; oferecer mais um espaço à comunidade gramadense, para que possa compreender o presente identificado no passado; possibilitar que o Espaço Cultural seja instrumento concreto de alargamento das relações histórico-culturais da comunidade; ampliar as alternativas turísticas do Município, recriando um espaço que serviu, não só de instrumento para introduzir o visitante no município, mas fundamentalmente, como ponto de partida da produção primária do agricultor gramadense; preservar o passado da comunidade como forma de homenagear todas as pessoas que se dedicaram na construção do Município de Gramado, em especial, à comunidade da Várzea Grande. No local são desenvolvidas inúmeras atividades, como programações especiais da Semana Nacional de Museus, Semana Farroupilha, Feira do Livro, exibições de filmes e peças de teatro, oficinas, além de visitas educativas de escolas de Gramado e região. O acesso é gratuito.