Centro de Memória do Circo

Respeitável público, bem vindo ao Centro de Memória do Circo (CMC) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, primeira e única instituição da América Latina consagrada exclusivamente à memória e cultura circense. Parte integrante do Centro Cultural Olido, o CMC encontra-se situado num dos mais importantes sítios históricos do circo brasileiro: o Largo do Paissandu, onde o circo se encontra há mais de 130 anos. Inaugurado no dia 16 de novembro de 2009, nasceu com a missão de pesquisar, resgatar, reunir, registrar, preservar e difundir o patrimônio material e imaterial do circo em sua grande aventura vivida em nosso país. E assim colocá-lo no lugar de destaque que lhe é devido nas artes e na cultura brasileiras . O acervo do CMC, constituído por aproximadamente 80 mil documentos, está sendo tratado e catalogado, e à medida que isso acontece, vai sendo disponibilizado ao público. A idéia é que a partir de 2020, comece a ser disponibilizado também pela internet. A exposição HOJE TEM ESPETÁCULO, que já foi vista por mais de 200 mil pessoas, é uma excelente iniciação à história do circo em nosso país. A programação da instituição prima por reunir artistas das mais diversas tendências da produção circense atual, e também por se debruçar sobre temas polêmicos ou não suficientemente conhecidos como “O palhaço Piolin e o movimento Modernista”, “A mulher do circo”. A realização, em 2018, do piloto do SOU DE CIRCO – Programa de formação e experimentação em museologia, história e pesquisa do circo, foi um dos trunfos da instituição nos últimos anos, e ressaltou sua mais importante vocação: a de ser um centro de pesquisa e formação. Com tudo isso, senhoras e senhores, o Centro de Memória do Circo, que acaba de completar 9 anos de existência, demonstra ter fôlego para vir a se tornar uma instituição internacional de destaque. Sigamos em frente! Verônica Tamaoki (Coordenadora do Centro de Memória do Circo)