No próximo dia 19 de janeiro, a nova Plataforma MuseusBr estará no ar! Mais atual e com mais recursos, a nova Plataforma oferecerá aos usuários uma experiencia mais dinâmica, com novas possibilidades de busca, com apresentação de dados em painel analítico interativo, além disponibilização de relatórios e outros materiais produzidos ao longo dos anos a partir das informações coletadas desde 2006 até hoje.
Esta é uma das etapas programadas para serem lançadas nos próximos meses. Nesta primeira entrega, os usuários que já possuíam credenciais para acesso à Plataforma na versão anterior, serão chamados para redefinição de senha, uma espécie de recadastramento. Com isso, estarão habilitados a atualizar as informações das páginas dos museus sobre os quais eram responsáveis. Há a expectativa de que na próxima etapa, prevista para primeiro semestre de 2024 novos usuários possam se cadastrar e requisitar a administração de páginas de museus na Plataforma ou cadastrar outros museus que ainda não figurem em MuseusBr.
Desde o seu lançamento em 2006, as informações do Cadastro Nacional de Museus já estiveram armazenadas de diferentes formas. Também já tiveram saídas de dados e plataformas, com diversas aparências, configurações e distintos atores trabalhando. Desde então, com o amadurecimento dos processos de trabalho ligados ao Cadastro e do próprio campo museal, tornou-se imprescindível a ampliação da ferramenta usada, de maneira a agregar outras fontes de informação, como o Registro de Museus e o Formulário de Visitação Anual. Assim nasceu a então Plataforma MuseusBR. Hoje, maior e mais robusta, ela objetiva apresentar à sociedade, com transparência, o setor museal.
Seguindo o ideal “conhecer para atuar”, a nova Plataforma MuseusBr se renova como uma construção que conta com os próprios museus, os agentes políticos e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), buscando dar visibilidade para a tão rica cultura brasileira abrigada nos museus do país.
É com esse espírito de construção que convidamos para o lançamento da nova Plataforma MuseusBr e, principalmente, para colaborar conosco, pois o trabalho é contínuo e coletivo. Assim, se há algum museu que não consta na Plataforma ou que esteja com dados desatualizados, entre em contato através do e-mail cnm@museus.gov.br.
Estamos esperando por vocês!
Gostaria de parabenizar a equipe pelo excelente trabalho. A nova plataforma ficou mais atraente e muito mais funcional com resultados mais rápidos para edições e publicações, apesar de não estar totalmente concluída, certamente em breve. Grato.
Prezado Marco Machado,
Agradecemos a sua mensagem.
Que bom que você gostou da nova Plataforma MuseusBR.
Em breve teremos novidades e outras funcionalidades à disposição dos usuários.
Aguarde!
Att. Equipe Cadastro Nacional de Museus