Conheça mais um pouco do que você encontra na Plataforma MuseusBR

Com MuseusBR você vai descobrir que nosso país é muito rico e que tem museus para todos os gostos e interesses. Saberá onde estão localizados, encontrando os dados de contato e serviços oferecidos, como: visitas guiadas, acessibilidade, bibliotecas, arquivos, atendimento a visitantes estrangeiros e muito mais.

A Plataforma oferece:

• Mapas Georrefenciados que permitem maior acuidade na localização dos museus.
  • Geração de páginas eletrônicas para os museus, o aumenta a visibilidade da instituição com a utilização da internet.
  • Dados Abertos, o que amplia o acesso aos dados primários e garante transparência na gestão pública.

Além dessas funcionalidades, uma das atualizações futuras será permitir integração do museu com outros sistemas do Ibram, como o Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados, Brasiliana, Eventos, Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, reduzindo o risco de desatualização informacional por meio do compartilhamento automático de informações em outras plataformas e sistemas.

Na página inicial se encontram as principais áreas de navegação, com uma barra de buscas principal em que é possível fazer uma ampla pesquisa em toda base de dados por meio de palavras-chave.

O menu superior da Plataforma traz links com as grandes áreas de conteúdo e funcionalidades de MuseusBR.

Veja abaixo e conheça cada uma delas.

O link “EXPLORAR MUSEUS” nos leva até o repositório de informações, que utiliza o software Tainacan, em que podemos encontrar os mais de 3.800 museus cadastrados na base, sendo possível pesquisar amplamente (utilizando a barra localizada logo abaixo do cabeçalho) ou de modo mais específico e refinado (por meio da “busca avançada”), recuperando informações por meio da seleção do campo específico desejado, ou combinando com os diversos filtros (lateral esquerda da página). Ao clicar no link do museu recuperado pela pesquisa, você é redirecionado para a página dele, onde se encontram todas as informações prestadas sobre ele disponíveis na base de dados.

No “PAINEL ANALÍTICO” são apresentados gráficos que ilustram o conjunto de informações dos museus. Utilizando os filtros disponíveis no início da página, de forma simultânea e cruzada é possível realizar análises comparativas. Mantendo o compromisso de controle social dos dados e contribuição com a pesquisa sobre o campo museológico brasileiro, a base completa é disponibilizada para download através do link em azul que está ao final do texto “Navegue pelos dados do Cadastro Nacional de Museus”.

Pelo “RELATÓRIOS E ANÁLISES” é possível acessar outro repositório do site, o que contem produções acadêmicas e gráficas relacionados aos dados existentes na plataforma, referentes ao Cadastro Nacional de Museus, ao Registro de Museus e ao Formulário de Visitação Anual (FVA).

Ao clicar em “BLOG”, você é redirecionado para uma página com postagens feitas pela equipe, direcionadas para assuntos relacionados às inciativas ligadas à Plataforma MuseusBR. Ao clicar sobre cada imagem ou texto, você é levado para a publicação completa.

Há ainda a seção “SOBRE” que engloba o link “SOBRE O CADASTRO”, uma página em que são encontradas informações sobre o Cadastro Nacional de Museus, desde informações sobre a iniciativa em si, a tutoriais sobre utilização da plataforma, manuais, cartilhas e vídeos. E também “SOBRE O REGISTRO“, que contem informações sobre o Registro Nacional, bem como informações de conceitos, leis, normas, documentações necessárias, e passo a passo para realizar o processo.

Em “ENTRAR”, você encontra a página de login. É nela que você poderá se cadastrar, acessar sua conta e, por meio dela, inserir novos museus na Plataforma ou administrar os dados de algum museu já cadastrado, com total liberdade de edição das informações prestadas.

Caso deseje voltar para a página inicial da Plataforma MuseusBR, basta clicar na logo, localizada no topo à esquerda da tela, onde você encontra todas essas áreas e funcionalidades descritas também disponíveis por meio das opções na barra azul, em que “Catálogo dos museus brasileiros” equivale a “EXPLORAR MUSEUS”; “Acesse o Painel Analítico” corresponde ao mesmo conteúdo disponível em “PAINEL ANALÍTICO”; “BLOG” corresponde a “Confira nosso blog”; e “ENTRAR” traz a mesma funcionalidade de “Cadastre seu museu”.

Abaixo do banner azul, você pode encontrar os posts mais recentes publicados no blog.

Em seguida encontramos o mapa do Brasil, com os museus constantes na base de dados representados individualmente por um pin azul. Com o mouse sobre o pin, a Plataforma fornece uma amostra dos dados fornecidos pelo museu correspondente ao pin. Ao clicar nele, você é redirecionado para a página do museu na Plataforma. Também são disponibilizados filtros, específicos para utilização no mapa que, prontamente, mostrará o resultado com as informações selecionadas.