Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Breve história sobre o Ponto de Memória
A ACP- Associação Cultural Passatempense, Casa da Cultura e Ponto de Memória de Passa Tempo, foi idealizada por um grupo de amigos em 2004 com o intuito de realizar um antigo sonho de muitas pessoas de nossa cidade: criar um Museu Histórico e uma Casa de Cultura, para que pudéssemos preservar a rica e linda história de nossa cidade, de nossas fazendas, tradições culturais e de toda a memória da cidade de Passa Tempo. Em 2015, a Casa da Cultura abriu as portas para expor, guardar e preservar milhares de peças e deste então, Passa Tempo possui um local de preservação de sua história. Parte do acervo, inicialmente com 4000 peças, ainda está em exposição no último casarão da cidade ainda de pé, e são mais de 120 anos de história. O Casa da Cultura, preserva assim uma grande parte de itens da história local e continua atuando fortemente nas manifestações culturais, religiosas e sociais de nosso município com a realização de muitos eventos, levando a diversidade cultural, mantendo assim a gigantesca bagagem cultural de nosso municipio. A Casa se destaca dentre todas as outras casas do perímetro urbano de Passa Tempo, pois a sua arquitetura permite vislumbrar como eram as casas da cidade no passado, proporcionando um melhor entendimento das características da construção civil, dos ofícios e do estilo de vida dos passatempenses do passado. Por se tratar de algo quase inteiramente preservado, visual e palpável, a “Casa da Cultura” contribui inteiramente com a compreensão do processo de crescimento urbano local e proporciona aos moradores e visitantes este “contato íntimo" com a evolução construtiva da cidade. A sua localização central facilita a observação do público, ao mesmo passo que convida a todos ao municipalismo e a valorização do patrimônio histórico e arquitetônico a nível nacional, já que se trata de um autêntico exemplar arquitetônico brasileiro, com técnicas que fazem parte da história de toda uma nação, demarcando assim a Arquitetura Passatempense que compõe a Arquitetura Brasileira. Por estar localizada ao lado da sede do Departamentos de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a Casa da Cultura justifica a importância de ser o Ponto de Memória Histórico e Cultural da cidade, pois além de todos os fatores relevantes citados acima, a proximidade com os ditos Departamentos, permite a criação de projetos conjuntos com o mesmo, garantindo uma estrutura organizada e setorizada para o atendimento da população nas áreas cultural, artística e turística, além de permitir que ela seja uma extensão para o ensino Municipal, atendendo escola estadual, APAE e também movimentos, associações, dentre tantas outras estruturas de importância ímpar para a sociedade.
Público-alvo das ações promovidas
O Ponto de Memória Casa da Cultura de Passa Tempo/MG, tem como objetivo valorizar, preservar e manter a história e a memória através da apreciação artística em geral, com enfoque nas artes plásticas e na cultura popular. Contudo afirmamos que o público-alvo é: 1. Cidadãos entusiastas que se dedicam ou não à manutenção da memória comunitária; 2. Artistas amadores ou profissionais, que têm à disposição espaço suficiente para registrar e expor suas obras; 3. Alunos de escolas, faculdades e organizações da sociedade civil, municipais e estaduais, promovendo o diálogo com o patrimônio cultural e histórico; 4. Turistas, visitantes e passatempenses ausentes com o objetivo de relembrar o passado e gerar conhecimento da história local, deixando um legado para as gerações futuras; 5. Historiadores, restauradores, profissionais em geral e amantes da arte de todos os tipos.
Breve descrição do Acervo
A Casa da Cultura fundada oficialmente em 30 de agosto de 2005 abriga o Ponto de Memória Histórico, Cultural e Artístico de Passa Tempo-MG. Sediada em um casarão construído no fim do século XIX com madeiramento de uma fazenda setecentista do antigo arraial do Passatempo. A edificação, possui características do estilo Colonial e assim sendo, ela demonstra a estética comum do casario Passatempense enquanto Arraial. Portanto a casa é de suma importância para a cidade, já que esta é uma das únicas restantes deste período e com a sua arquitetura bastante preservada. O Ponto de Memória guarda a história de Passa Tempo e da região através de inúmeras obras de arte, utensílios, mobiliários, vestuários, acessórios, objetos, documentos, fotografias, registros audiovisuais, dentre tantos outros que compõem um acervo de mais de 4500 peças. Sendo um dos maiores da região. Estes exemplares estão distribuídos em exposições permanentes e outros se mantém guardados para exposições provisórias. Algumas peças destacam-se, pois, são verdadeiras relíquias da história passatempense, como é o caso de peças atribuídas aos povos indígenas que aqui viveram. Os muitos objetos da Fazenda Campo Grande, destacando a Sombrinha de Prata e o marcador utilizado para produzir a “Marca F”, que ficou conhecida até mesmo no exterior do País. A colcha em que a Princesa Isabel repousou sobre ela. Uma vasta coleção de quadros sacros da piedade popular. A placa do primeiro Observatório de Ufologia da América Latina, uma Biblioteca com livros seculares, dentre tantas outras preciosidades. Todo este acervo materializa de forma física a história e a identidade passatempense, o que possibilita o desenvolvimento turístico e cultural da cidade, proporcionando aos visitantes uma experiência contemplativa real dos acontecimentos ocorridos na trajetória existencial do Município.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A Casa da Cultura visa garantir maior desenvolvimento sociocultural da comunidade local, bem como garantir o direito de acesso a bens culturais e obras artísticas. É na Casa da Cultura que muitas crianças e jovens são expostos pela primeira vez às expressões culturais e artísticas, bem como ao desenvolvimento econômico e arquitetônico da cidade. Os moradores do Passa Tempo se sentem representados pela Casa da Cultura, pois o acervo foi formado principalmente por meio de doações comunitárias de objetos, fotografias e documentos. As doações ajudam a identificar e renovar os acervos e são uma forma de divulgar o patrimônio e a memória local.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Chamamento Público Municipal Edital LAB 01/2021 - Modalidade Seleção de Propostas - Organizações da Sociedade Civil
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
- Salvaguarda e preservação do acervo; - Curso de Pintura; - Exposição de orquídeas; - Desfile de natal;
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
- Salvaguarda e preservação do acervo; - Curso de Pintura; - Exposição de orquídeas; - Desfile de natal;
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal do Patrimônio Histórico
Localização
Estado
Endereço da Sede
Avenida Donato Andrade, 96 - Centro - Passa Tempo/MG