Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Breve história sobre o Ponto de Memória
As comunidades de Pirapora e Buritizeiro estão localizadas no norte de Minas Gerais e possuem uma forte relação com o Rio São Francisco. Apesar de serem cidades vizinhas, existem peculiaridades entre uma e outra. Pirapora tem uma herança do período da navegação pelo Rio São Francisco, com as embarcações a vapor, que ocasionou um fluxo migratório de muitas pessoas vindas do nordeste, principalmente da Bahia. De acordo com relatos dos participantes da formação do espaço de memória a maioria vieram da cidades como Juazeiro, Xique-Xique, Barra, Bom Jesus da Lapa, Sobradinho, Remanso e Pilão Arcado. Segundo o livro Vapores e Vapozeiros " [...] indígenas, bandeirantes, exploradores, pescadores, criadores de gados e outros sempre se serviram da navegação como meio eficaz para o intercâmbio com a população ribeirinha, realizando o transporte de mercadorias e pessoas." (DINIZ, 2009, p.113). Buritizeiro é uma cidade que possui uma área rural mais ampla do que Pirapora, tendo como principal atividade econômica a agropecuária. Todavia, a população que mora mais próxima das margens do Rio São Francisco conserva hábitos similares ao da população de Pirapora, como por exemplo a pesca. Nas narrativas orais, nos modos do povo se expressar, nos hábitos e costumes nota-se que ambas compartilham características ribeirinhas e norte mineiras. O que as diferencia uma da outra, de acordo com relatos da equipe que trabalhou no processo formativo do ponto de memória e com depoimentos coletados dos participantes, é que Buritizeiro compartilha uma narrativa mais sertaneja relacionado a uma ideia de "sertão árido" e Pirapora comunga uma narrativa mais barranqueira relacionado a uma ideia de "sertão úmido". Entretanto a elucidação apresentada aqui não esgota o diálogo sobre as particularidades de cada cultura e não desconsidera a complexidade sociocultural das duas comunidades. Diante disso, o surgimento do ponto de memória tem como possibilidade a promoção desses diálogos com a comunidade sobre o direito à memória, a relação de memória e território e como isso contribui para a inclusão social, fortalecimento dos vínculos comunitários e para a emancipação da população. Este projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e comunidades sustentáveis com foco na meta 11.4 que diz respeito ao fortalecimento de iniciativas para proteger e salvaguardar o patrimônio natural e cultural do Brasil, incluindo seu patrimônio material e imaterial.
Público-alvo das ações promovidas
O público-alvo das ações promovidas pelo ponto de memória é composto por estudantes (pré-escolar, ensino fundamental, ensino médio, técnico e superior) priorizando-se alunos matriculados em escolas da rede pública de ensino; pais e responsáveis destes alunos; educadores e professores, agentes culturais, mestres de cultura, detentores de sabedorias tradicionais e leitores da Biblioteca Comunitária Tamboril.
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Breve descrição do Acervo
- Instalação GENTE E TERRITÓRIO: Rede de pesca feita por Seu Lázaro; vara de pesca, tamborete feito de toco de árvore feito pelos carranqueiros; janela de madeira feita pelo marceneiro Everton Morais representando faixada das casas; Banco de madeira feito pelo mesmo marceneiro anterior; fotografia de Dona Lúcia benzedeira (in memoriam) feita pelo fotografo Bicho Carranca; placa com o número da casa da CODEVASF. - Instalação TRABALHO & COTIDIANO: Ferro à brasa doado pela dona de casa Neide Ferreira, ferro à gás do acervo de Denise Coelho, bacia e trouxa de roupas, mala de couro, carranca esculpida por Bonifácia Pereira dos Santos, escultura de madeira de Jesus esculpida pelo Mestre Sabino (in memoriam); ferramentas para entalhar carrancas e outras esculturas (enxó e formão); máquina de costura da acervo familiar da jornalista Larissa Rocha, Mimeógrafo do acervo familiar de Seu Castellão; lamparina de carboreto (usado pelos ferroviários) do acervo familiar do educador Samuel Silva; Aparelho de jantar do acervo do mestre de capoeira Adão Nunes Borges (Mestre Careca); Quepe do vapozeiro Aldenor Barros de Souza doado pela sobrinha Tamara Castro; balança de dois pratos utilizados nos armazéns de secos e molhados; utensílios domésticos de funilaria doados pelo funileiro Daniel Sampaio; rádio antigo do acervo familiar de Maria Alice Rocha; ferramentas de trabalho no campo; molde/forma de sapateiro do acervo familiar de Alex Versiani; cavaquinho, bordado de Elaine Ramos Mourão; miniaturas de argila de Dona Genita. - Instalação Saberes: Colher de pau, panelas de barro, réplica de fogão de lenha, temperos, farinha, mel, jatobá, baru, romã, livros de receita; oratórios, quartinha, guia do orixá Ibeji, conhas, estante e prateleiras de madeira, moedor de café, pilão grande do acervo familiar do produtor rural Seu Moisés, peneira de palha; cuscuzeira, ervas diversas, tacho, gamela; réplica de pequi com farinha; vela, copo d'água, planta espada de São Jorge; leiteira, lenha; arco de São Gonçalo, berimbau; - Cultura da criança: Carretel de madeira para soltar pipa, bolinhas de gude, pião de madeira, bonecas de pano; carrinho e aviãozinho de funilaria. - Religiosidade (exposição online): Grupo de São Gonçalo de Seu Arquileu; Ilê Axé Ojun Ominadeui Ossi; Ilê Axé Odejun Queá; Ilê Axé Ajagun; Grupo de Folia Garça Branca do Peito de Aço; - Danças (exposição online): Grupo Folclórico Santa Cruz - Capoeira: Entrevistas com o Mestre Careca, Mestra Lu Baobá, Mestre Cinturinha e Mestre Mazim. - Carrancas: Entrevistas com Seu Expedito Viana, Dona Luzia, Gelson Xavier, Dona Martinha e Bonifácia Pereira.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A interação se dá por meio da cooperação da equipe de gerenciamento do espaço com a comunidade de referência no planejamento e realização de oficinas culturais e artísticas e mobilização da população para o agendamento de visitas guiadas com estudantes e outros públicos interessados.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital Apoio e Parcerias Culturais 2020 do BDMG Cultural - BH
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Formação de Mediadores de educação para o patrimônio - Fundação Demócrito Rocha
Data da capacitação
04/06/2020
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Visita guiadas Oficinas de capoeira e música; Oficina de artesanato; Feira de troca de saberes;
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficinas de capoeira, oficina de música, oficina de educação patrimonial para educadores;
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Feira de trocas de saberes, saraus, recitais de violão, sessões teatro, rodas de capoeira abertas ao público
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
- Minasligas e Drogaria Cristina empresas da cidade de Pirapora que financiam o espaço via Lei Rouanet; - Interpira, provedora de internet; - BDMG Cultural, instituição que patrocinou a formação do ponto de memória;
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
- Fórum de cultura de Pirapora/MG; - Núcleo de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas do IFNMG - Campus Pirapora/MG; - Reuniões do Conselho da criança e do adolescente de Pirapora/MG; - Reuniões do Conselho de Assistência social de Pirapora/MG; - UNAPIR - União das Associações de Pirapora/MG;
Localização
Estado
Endereço da Sede
Av Bonifácio Machado de Miranda, 922, Santa Mariana