Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
Mapeamentos e diagnósticos sociais, culturais - público que responde e participa diretamente todos os profissionais da cadeia criativa, público interessado nos materiais e publicações: universidades, gestores culturais públicos e privados agentes culturais populares de todo o Brasil além dos agentes culturais locais participantes diretamente ou não, população interessada nos assuntos sobre cultura, arte, economia criativa, desenvolvimento comunitário, políticas públicas de cultura, etc.
Redes sociais
YouTube
Breve descrição do Acervo
A instituição possui acervo de catalogação de profissionais da cultura e instituições culturais dos 40 bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, além de fotos e vídeos das suas mais de 20 ações realizadas nos territórios, com a participação de mais de 500 agentes culturais e capacitando mais de 5.000 pessoas. Os vídeos de cada ação já estão públicos na página de youtube da organização (https://www.youtube.com/watch?v=Ee8jgbRaEzo&list=PLRQJGiRzaher4CjH4qAdBgoJuBDPjXbq6&pp=iAQB). Além disso, realiza parcerias com outras organizações e já publicou o resultado de uma escuta territorial realizada em Jacarepaguá (https://observatoriodefavelas.org.br/acervo/oeste-carioca-2/). Realiza ainda audiências públicas encaminhando demandas do setor cultural para as três esferas do legislativo (municipal, estadual e federal), em relação as urgentes demandas do setor cultural da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, que representa mais de 70% da cidade.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A organização possui forte atuação, relevância e participação nas comunidades de toda a Zona Oeste. Como a maioria das suas atividades e projetos são itinerantes por todo o território da Zona Oeste e também para fora dela levando metodologias consolidadas em/por/com e para territórios periféricos. Além de ter relevância e forte atuação nessas comunidades, possui nesses parceiros locais não só parcerias duradouras e fortes como determinantes para suas realizações, pois o fazer em rede está no DNA da realização e missão que a organização carrega. O modo como o núcleo de gestão interage com essas comunidades se dá pelo fortalecimento constante desses elos de confiança com visitas, fortalecimento de relações , consumo de atividades de parceiros institucionais, participações voluntárias em seus projetos com interações entre muitos parceiros e seus diferentes públicos, entre outras formas de manter essas relações sempre vivas e fortalecidas
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Convênio 2010- Pontos de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ. Edital Cultura Viva 2021 Lei Aldir Blanc - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ Além de editais públicos foi contemplado em editais de emendas parlamentares em 2019 e 2021 executando os projetos III e IV Falem da Zona Oeste nos anos de 2021 e 2023 respectivamente.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
A organização realiza atendimento a agentes culturais em diversos pontos, através do escritório itinerante de apoio, assim como atendimentos online.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
A organização realiza atendimento a agentes culturais em diversos pontos, através do escritório itinerante de apoio, assim como aulas presenciais e cursos online sobre diversos assuntos, desde gestão e produção cultural. Também auxilia nas redes sociais, respondendo perguntas e divulgando informações públicas importantes.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Sim, a maioria das atividades da organização são gratuitas e abertas a processo de inscrição de ouvintes.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Viva Zona Oeste - rede criada, estimulada e proposta pela própria organização onde tem muitas pautas coletivas como consumo local, construção de políticas públicas e maior participação social nessas construções, visibilidade e protagonismo local na Zona Oeste, entre outros. Movimento visão suburbana 2012 a 2014 (movimento político pela construção de políticas públicas e descentralização de orçamentos da cultura) Rede Criativa no Teatro Sesi Jacarepaguá em 2014 (construção coletivas de palcos artísticos coletivos, fortalecimento territorial, etc). Rede do bem - 2014 e atuante até o momento (puxada e idealizada pela Casa de Cultura de Jacarepaguá para vários artesãos se consumirem, se ajudarem e se fortalecerem) Fórum Sertão Carioca - rede de fazedores culturais de Jacarepaguá que tem muitas pautas e desafios coletivos, mas um deles é o consumo local. Fórum Cultura Viva do Estado do Rio de Janeiro - A organização além de ser integrante do fórum participa ativamente de grupos de estudos e trabalhos na instância estadual pra construção de editais, diálogos e ,mediação entre poder público e privado, entre outros assuntos relevantes e necessários as ponteiras e ponteiros do estado.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Comissão de Cultura da ALERJ - RJ. Comissão de Cultura da Câmara do Rio. Secretaria de cultura e economia criativa do estado do Rio de Janeiro. Secretaria municipal do Rio de Janeiro. Coordenação Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial - CEPIR Lona Cultural Jacob do Bandolim - Pechincha Areninha Gilberto Gil - Realengo Areninha Sandra de Sá Museu Bispo do Rosário - Colônia Entre outros
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Mi Casa 328, Espaço Cultural Escola SESC, SESI Jacarepaguá, Teatro de Arena Elza Osborne, Escola Novos Talentos, As Panambis Cultura Popular e quitutes, Jornal Abaixo assinado, Clube de leitura da Zona Oeste, Casa de Cultura de Jacarepaguá,, SER Cidadão, Ilumina Zona Oeste, Quilombo Aquilah, Quilombo do Camorim, EPA (espaços de pesquisas artísticas), Sonho de Crioula,Descibra Santa Cruz,Wagner José e seu Bando, Musiclwons, Quilombo Agbara Dudu, Versos e Vozes, CDD em tela, Fórum estadual dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, Cia atos e atores, Palhaçadaria, Sarau do Calango, Escambo Cultural, Brincantes da Pedra Branca, Rádio Yandê, Galeria Providência, Feira Urussumirim Karioka, Associação Brasileira de Imprensa (ABI) , Ponto de Cultura Cine & Rock, Campus Avançado, Ponto de Cultura Ciehm2, Ponto de Cultura Loucura Suburbana, Retiro dos artistas, Museu do Pontal, Marina Barra Clube, Banca do Povo, Movimente-se, OBA (organização Brasileira de artes) , Estúdio Save As, Muita calma nessa obra, Cat Club entre outros.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua da Floresta, 1243, Sepetiba, Rio de Janeiro, RJ Cep: 23.540-430