Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
16.726.017/0001-60
Público-alvo das ações promovidas
Mulheres, negros, pessoas LGBTQIAP+ e outros grupos marginalizados.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo da Rede NAMI é composto por obras de arte contemporânea e graffitis, majoritariamente de autoria de artistas mulheres, negros, pessoas LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, indígenas ou apoiadores da NAMI. As tipologias de suportes variam entre telas, obras em papel, esculturas e murais de graffiti, estando sua maioria digitalizada e catalogada. Estamos trabalhando em formas de disponibilizar o acervo online para o público. Parte das obras está no circuito de mais de 1km do Museu Vivo NAMI, que é um museu a céu aberto, aberto a todes, e a coleção com mais de 200 obras é mantida pela NAMI em seu escritório na favela Tavares Bastos. Temos também uma biblioteca sobre artes e direitos humanos para realizar empréstimos para participantes dos nossos projetos com mais de 350 títulos.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A favela Tavres Bastos é um local culturalmente vibrante e dinâmico que tem se destacado como um cenário importante para gravações de filmes, clipes musicais e ateliês de artistas. Ela também abriga o renomado The Maze, que é um local icônico que atrai visitantes e artistas de todo o mundo. Desde a criação da Rede NAMI, a sua sede tem sido estabelecida na favela Tavares Bastos. Além disso, o Museu Vivo NAMI foi desenvolvido em colaboração com os moradores, que generosamente disponibilizam seus muros para serem pintados, contribuindo para a valorização da favela. A Associação de Moradores desempenha um papel essencial na curadoria do Museu Vivo NAMI. Essa participação ativa da comunidade garante que as artes sejam representativas e respeitem a identidade cultural e as histórias locais. É uma maneira de empoderar os moradores, permitindo que eles se envolvam no processo de preservação e promoção da sua própria herança cultural. Além disso, a Rede NAMI já realizou vários mutirões de graffiti na favela Tavares Bastos. Ao envoler os residentes locais na criação de artes urbanas, a favela se transforma em um espaço de expressão coletiva.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Brazil Foundation Bic Corporate Foundation Womanity Foundation CRIOLA (Global Fund for Women)
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Problemáticas em Curadoria
Data da capacitação
27/06/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Visitas mediadas, oficinas de graffiti, formações, rodas de conversa e videoaulas.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
A Rede NAMI tem desenvolvido diversas ações de capacitação tanto com a equipe interna quanto com o público externo, principalmente no que tange ao seu público-alvo. Uma dessas ações foi a realização de uma oficina de empatia no Museu da República, que foi uma oficina que buscou trabalhar a autoestima das mulheres por meio da arte e da conexão entre pessoas. Temos também ações de capacitação do projeto Afrografiteiras e do Grupo de Acompanhamento em Arte Contemporânea. Recentemente tivemos palestras relacionadas ao nosso livro Hackeando o Poder, abordando as questões discutidas no livro como o combate ao racismo, às desigualdades, à violência de gênero e à LGBTQIAP+fobia, em uma perspectiva decolonial para apresentar ideias e meios para que jovens possam desenvolver suas carreiras e estar em espaços institucionais de arte.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Visitas mediadas, oficinas de graffiti, formações, rodas de conversa, exibições do documentário "Graffiti pelo Fim da Violência Doméstica".
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Ford Foundation e ArtRio.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
ICOM Brasil
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Tavares Bastos, 283, Casa 2, Catete, Rio de Janeiro - RJ