Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
01/03/2014
E-mail da sede
memoriakaingang@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Débora Eulália Atanásio da Silva
Cargo do responsável
Coordenadora
Público-alvo das ações promovidas
O principal público-alvo das ações desse coletivo tem sido sobretudo a comunidade Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha a medida que os documentos históricos foram sendo compartilhados com o coletivo e sistematizados, conforme os filmes, livros e demais produções foram acontecendo, e também conforme os cineclubes e as mostras culturais eram realizadas. Ao longo dos anos de trabalho, esses resultados e ações museais foram permanentemente levados para outros territórios indígenas e para a público não-indígena como um todo. Muitas ações contemplaram o público escolar e universitário da região de Londrina.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Hoje o acervo conta com fotos históricas e documentos da comunidade digitalizados e salvos em um computador, que também guarda um imenso acervo de registros fotográficos e principalmente audiovisual desses anos todos de trabalho, sejam eventos, manifestações e encontros de luta, registros de de processos de retomada e sobretudo do cotidiano dos Kaingang, já que a equipe indígena do coletivo filmava o dia a dia de sua comunidade semanalmente. Além disso há peças arqueológicas, de cestaria, armadilhas e artefatos de caça; alguns exemplares do livro produzido pela equipe intitulado "Os Kaingang do Apucaraninha e suas histórias"; uma mini biblioteca com livros da temática indígena; um catálogo museal produzido pela própria equipe; um longa-metragem e sete curtas-metragens sobre a vida da comunidade; tela de projeção e projetor.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A maioria absoluta do coletivo cultural é de indígenas Kaingang, que hoje são protagonistas das ações e das mídias sociais do coletivo. A atuação do coletivo é feita dentro da comunidade e por representantes da comunidade. Seu trabalho é reconhecido pelas lideranças, comunidade, diretores e professores das escolas indígenas do Território e sempre trabalhou em parceria com o coletivo Juventude Kaingang, grupo Nen Ga.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
EDITAL n°10/2013 PRÊMIO PONTOS DE MEMÓRIA 2012
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
- Edital no 001/2014 do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (CPROFICE) do Paraná - Oficinas de informática e edição audiovisual aos Kaingangs - Edital de Culturas Populares 2018 - Edição Selma do Coco - Edital no 001/2017 do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (CPROFICE) do Paraná - Mostras da Cultura Kaingang
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Oficinas de sistematização de acervo pelo Museu Histórico de Londrina
Data da capacitação
01/11/2017
O ponto promove atividades regulares?
Não
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Palestras, bate-papo sobre sua experiência em ações museais e exibições dos filmes produzidos.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede Indígena de Memória e Museologia Social
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não