Terreiros e Quintais de Afetos

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL COMUNITÁRIO Projeto: Inventário Participativo das Casas de Farinha de Bananeira Período de Execução: Projeto vigente do ano de 2023 Incentivo Financeiro: Edital Cidadania Cultural e Diversidade: Museus Comunitários: Memória e Patrimônio (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará -SECUT CE) Descrição: O projeto busca realizar um processo de Inventário Participativo referente ao Patrimônio Cultural Imaterial da produção artesanal de farinha nos engenhos da comunidade de Bananeiras, zona rural da cidade de Guaraciaba do Norte-Ce. O projeto tem como meta desenvolver junto à comunidade um trabalho de valorização e salvaguarda do patrimônio cultural dos Engenhos de Farinha da região, buscando conhecer, registrar e difundir os saberes e modos de fazer que compõem essa tradição de muita importância e valor para a memória e identidade do lugar. A iniciativa desse projeto nasce a partir da articulação de famílias locais que mantêm há anos seus engenhos funcionando de forma a envolver a participação comunitária (crianças, jovens, adultos e idosos) no processo de produção artesanal de farinha, visando a manutenção de uma prática de trabalho tradicional, que atravessa gerações. A partir dessa articulação e envolvimento comunitário já iniciado nas Casas de Farinhas local, se juntam ao processo de mobilização para iniciar salvaguarda dos engenhos de Farinha, lideranças comunitárias, pesquisadores, educadores, estudantes e fotógrafos locais, que atuam diretamente no desenvolvimento de práticas que buscam contribuir para o fortalecimento e reconhecimento do patrimônio dos Engenhos. Desta forma, o processo de Inventário dos Engenhos, se dará com base nas orientações e referências metodológicas do Inventário Participativo do IPHAM, sendo as categorias a serem pesquisadas: Saberes, Fazeres, Formas de Expressão, Celebrações, lugares, objetos e mestres e mestras do engenhos. A metodologia dos Inventários Participativos tem sido utilizada como referência nos trabalhos sobre cultura e memória das comunidades, sendo entendida pelo instituto do Patrimonio Historico Artistico Nacional IPHAM, “enquanto um instrumento para que os próprios grupos e comunidades locais, possa em primeira pessoa, assumir a identificação, a seleção e o registro das referências culturais significativas para suas memórias e histórias sociais". O cultivo de mandioca e a produção familiar de farinha representa uma das principais atividades econômicas na comunidade rural Bananeiras, quase toda família da região cultivam roças de mandiocas e mantém suas Casas de Farinha funcionando, mesmo que ocasionalmente. Mandioca, aipim, macaxeira, vários são os nomes que identificam uma das raízes mais populares no Brasil, especialmente na região Nordeste. A mandioca é matéria-prima de diversos alimentos, destacando-se a produção de farinha que ainda é feita, de forma artesanal na comunidade de Bananeiras em Guaraciaba do Norte, por pequenos produtores e famílias nas casas de farinha – nome dado às pequenas fábricas que processam a raiz. Mais do que um local de fabricação de alimentos, as relações existentes nas casas de farinha reforçam os laços de pertencimento e identidade da comunidade, que reconhece a importância da produção de mandioca e dos Engenhos em suas histórias. A produção de farinha de mandioca para os moradores locais, demonstra que há uma influência direta entre os alimentos tradicionais derivados da raiz (mandioca) na configuração do lugar e na constituição de traços identitários da cultura dos moradores locais. O trabalho nos engenhos, estabelece por tanto, uma aproximação instigante entre a memória social e o lugar. EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL - TERRITÓRIOS ARTÍSTICOS E CRIATIVOS DE PERIFERIAS DO CEARÁ Projeto: Janelas da Vila: Laboratório de Experimentação e Criação de Narrativas Audiovisuais Período de Execução: 2022 - Comunidade Paraíso das Flores (Sobral CE), em 2023 - Comunidade do Ato (Guaraciaba do Norte CE). Incentivo Financeiro: Edital Cidadania Cultural e Diversidade: Territórios artísticos e criativos de periferias do Ceará (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará - SECUT CE) Descrição: O projeto Janelas da Vila é voltado para jovens residentes em territórios periféricos. A iniciativa busca promover a inclusão social, o desenvolvimento territorial/ cultural e o empoderamento desses jovens por meio da linguagem audiovisual. O projeto propõe uma formação abrangente, dividida em módulos temáticos, onde os participantes têm a oportunidade de explorar diferentes aspectos do audiovisual, desde a introdução ao cinema até a produção e exibição de curtas-metragens. O objetivo é capacitar os jovens nas técnicas de fotografia, captação de áudio e imagem, roteiro, edição e montagem, incentivando a expressão criativa e a reflexão sobre suas realidades e identidades. Ao longo do curso, os jovens são estimulados a desenvolver projetos audiovisuais que explorem as questões e a diversidade do território periférico, valorizando suas histórias, memórias, culturas e experiências. Além disso, o projeto promove a criação de um cineclube comunitário, onde os participantes têm a oportunidade de exibir suas obras para a comunidade local, fortalecendo o vínculo entre jovens e território. O "Janelas da Vila" acredita no potencial transformador da arte e do audiovisual como ferramentas de empoderamento e representatividade. Por meio da educação audiovisual, busca-se empoderar os jovens, proporcionando-lhes novas perspectivas e oportunidades de expressão, tornando-os agentes de mudança em suas comunidades. O projeto visa, assim, fomentar a criação de novas narrativas, promovendo o diálogo, a diversidade e a inclusão social por meio das janelas audiovisuais das periferias. TEATRO E CULTURA POPULAR NA COMUNIDADE Projeto: Rotas de Criação - Avivando saberes, brincadeiras e tradições populares Período de Execução: Novembro de 2022 Incentivo Financeiro: Escola Porto Iracema das Artes (Laboratórios de Criação - LAB Teatro) Descrição: Projeto de teatro e contação de histórias realizado nos terreiros da comunidade de Bananeira pelo coletivo Terreiros e Quintais de Afetos. A dramaturgia desse processo passeia pelas oralidades presentes no imaginário e na cultura popular cearense. O projeto teve a assistência e acompanhamento do artista brincante Cláudio Ivo da cidade de Fortaleza CE, pesquisador da cultura popular cearense. O encontro para apresentar a abertura desse processo teatral aconteceu em dois em terreiros distintos da comunidade rural de Bananeiras em Guaraciaba do Norte. A proposta consistiu em realizar ações livres referentes ao resgate de memórias e histórias que fazem parte dos saberes e imaginários populares da região. A programação foi composta por Rodas de Memórias com os moradores da comunidade, Cortejo Cultural com apresentação e Partilha sobre o processo de criação do LabTeatro. A ação foi gratuita e aberta ao público em geral. A partir de histórias e memórias que rodeiam o imaginário popular de pequenas comunidades do interior cearense, o projeto “Avivando saberes, brincadeiras e tradições populares” do coletivo Terreiros e Quintais de Afetos propõe uma pesquisa dentro do Laboratório de Teatro voltada para o resgate da tradição oral. Inspirados pela musicalidade, expressões, cheiros, brincadeiras, saberes e fazere das pessoas e lugares que encontramos durante a pesquisa, construímos cenas que se misturam com reminiscências e imagens do nosso cotidiano. PROJETO DE PESQUISA: MEMÓRIAS E ORALIDADES Projeto: Desfiando Memórias: narrativas e vezes da comunidade Período de Execução: de junho de 2022 a janeiro de 2023 Incentivo Financeiro: Escola Porto Iracema das Artes (Laboratórios de Pesquisa e Criação) Descrição: Por meio do incentivo financeiro da Escola Porto Iracema das Artes (Laboratórios de Pesquisa e Criação) , durante 7 meses percorremos a pequena comunidade rural de Bananeiras, localizada no interior do estado do Ceará em busca de conhecer e resgatar a riqueza da oralidade e memória desse território. Com o projeto "Desfiando Memórias: Narrativas e Vozes da Comunidade", do coletivo Terreiros e Quintais de Afetos, nos propusemos a ouvir os moradores e escutar suas histórias e memórias, verdadeiros tesouros do patrimônio imaterial. A pesquisa foi conduzida de forma sensível e aberta, utilizando a abordagem qualitativa e registros audiovisuais para capturar a essência das vivências locais. A musicalidade, as expressões, os cheiros, as brincadeiras, os saberes e fazeres da comunidade nos inspiraram durante toda a jornada. Com diálogos informais e entrevistas acolhedoras, estabelecemos um espaço de confiança para que os moradores compartilhassem suas experiências e tradições orais. Ouvimos atentamente cada narrativa, compreendendo a conexão entre passado e presente, e preservando essa riqueza cultural única. Com o material coletado, compomos nosso primeiro acervo de memória digital, composto por fotografias, áudios e vídeos, com as histórias e memórias de alguns moradores da comunidade de Bananeira. Com esse material, criaremos futuramente uma websérie, compartilhando com o público esse acervo. Essa experiência fortaleceu os laços entre o coletivo, a comunidade e suas tradições. CINEMA , IDENTIDADE E INCLUSÃO DIGITAL Projeto: Cinema do Terreiro Período de Execução: Projeto vigente desde 2020, com ações mensais itinerantes Incentivo Financeiro: Lei Aldir Blanc Estadual e Municipal - Atualmente com continuação idependênte Descrição: O “Cinema no Terreiro" é um projeto do Cineclube itinerante voltado para comunidades rurais da região de Guaraciaba do Norte, localizada no interior do Ceará. O projeto consiste em percorrer os terreiros de comunidades rurais com uma programação itinerante gratuita, com exibições de filmes ao ar livre com sessões temáticas abertas à comunidade. O cineclube tem por objetivo tornar acessível a experiência do cinema em comunidades rurais, realizando a difusão de obras cinematográficas produzidas na região, no Estado e no território nacional com o intuito de produzir reflexões e reconhecimento do público, contribuindo assim para a valorização da identidade cultural de cada comunidade. O projeto busca também promover democratização, inclusão digital , facilitando o acesso aos bens culturais e novas tecnologias, fomentando através da experiência com o cinema o convívio socioeducativo na comunidade. O cineclube itinerante "Cinema no Terreiro” já percorreu diversas localidades da região de Guaraciaba do Norte e cidades vizinhas, difundindo filmes produzidos na região e no Estado do Ceará, promovendo debates e formações acerca do audiovisual. O “Cinema no Terreiro” traz consigo uma proposta de tornar a linguagem do cinema acessível em comunidades em estado de vulnerabilidade social, na qual seus moradores não têm acesso a salas comerciais, onde o acesso à arte e cultura ainda são dificultosos. Partindo do termo, “terreiro”:(Lugar de chão de terra; Lugar de cultivos; Lugar de encontros; Lugar de brincadeiras; e Lugar de aprendizagens), muito característico das frentes de casas das cidades dos interiores cearenses, Surge então, o “Cinema no Terreiro'' com o desejo de partilhar e exibir filmes nesses lugares, como forma de possibilitar encontros, reverberar histórias e potencializar as relações e identidades dos territórios. FOTOGRAFIA PATRIMÔNIO E MEMÓRIA Projeto: Faces da Vida Período de Execução: Pesquisa fotográfica em vigência desde 2013 Incentivo Financeiro: Temporada de Artes Cearense TAC 2023 - SECUT CE Descrição: A pesquisa fotográfica “Faces da Vida” teve início em 2013, nasceu de uma conversa no quintal, em um dia ensolarado quando eu Daniel Fernandes, integrante do coletivo terreiros e quintais de Afetos, estava visitando um amigo. Nesse dia conheci a avó desse amigo, Dona Efigênia, uma senhora simpática, atenciosa, meiga e com muitas histórias a contar. Conversando com ela refleti sobre minha vida e o quanto podemos aprender com quem já viveu tantos tempos, até mais difíceis que os atuais. Motivado em conhecer outras histórias, comecei então a fotografar pessoas idosas enquanto ouvia-las falar sobre suas histórias e memórias. A cada encontro um novo ensinamento de vida, que muito me ajudou a superar dias difíceis com calma e paciência, aproveitando melhor cada dia, buscando ser uma pessoa mais afetuosa e sensível. “Faces da vida” são retratos bem nítidos da terceira idade. Pessoas simples, comuns, de diferentes cidades do Ceará, na qual tenho muito respeito e afetividade, que trazem no rosto marcas do tempo e da vida. A cada linha de expressão há um caminho de encontros, afetos e memórias que foram se avivando ao longo da pesquisa. “ Faces da Vida” também é um convite para olharmos com mais atenção e sensibilidade as memórias e histórias da pessoa idosa, incentivando a escuta ativa para os ensinamentos e experiências de quem muito já viveu, mas que carregam uma memória cheia de vida. INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E O IMAGINÁRIO DO BRINCAR Projeto: Terreiros e Quintais de Afetos Período de Execução: Fevereiro de 2020 (Reriutaba CE) Incentivo Financeiro: Lei Aldir Blanc Estadual- Secretaria de Cultura do Estado do Ceará - SECULT CE. Descrição: O projeto foi destinado ao público infantil, residentes em 2 comunidades periféricas da cidade de Reriutaba CE , buscou apresentar o encontro com arte e a rua como um caminho de inclusão social, contribuindo com a qualidade de vida das comunidades,quebrando e ressignificando estigmas locais, criando espaços para pensar na ideia de pertencimento, identidade e afetos . Os encontros partiram da proposta de pensar o quintal e os terreiros como forma de socialização e inclusão social , transformando em um local de formações, apresentações e vivências culturais. Os encontros aconteceram em terreiros e quintais pesquisados e identificados como espaços de fácil acessibilidade para todos. (Entende-se como terreiro à frente de casa, espaço próximo ao local de residência; e quintal , o espaço pertencente a uma residência, localizado normalmente nos fundos da casa de um proprietário). Com esse projeto surgiu a ideia de montar o coletivo cultural - “Terreiros e Quintais de Afetos”, uma proposta coletiva pautada em levar até as populações menos favorecidas, ações itinerantes de artes integradas (patrimônio imaterial, música, cultura popular, artes cênicas, fotografia , audiovisual e meio ambiente, etc.)