Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
14.743.814/0001-20
Público-alvo das ações promovidas
A tradição do cavalo marinho é perpassada pelas três gerações crianças, jovens e adultos. No MTCM nossas atividades da Escola são direcionadas as crianças e adolescente e as nossas ações solidárias são direcionadas as famílias que estão sob vulnerabilidade social. Nossas festas e visitação ao MTCM são abertas ao publico sem distinção de idade, gênero e classe social.
Redes sociais
YouTube
Breve descrição do Acervo
O acervo do MTCM é composto por 22 (vinte e duas) peças que foram doados ao equipamento museológico por mestres do brinquedo e ou familiares, dentre estas peças 21 (vinte e uma) são da tradição do Cavalo Marinho e o acervo documental que abrange (fotografias, artesanato e outros) do Clube da Mulher do Campo que possui uma ala dedicada acerca de sua memória. Assim sendo, estão representados no MTCM, 09 (nove) grupos de Cavalo Marinho, sendo estes: Cavalo Marinho Boi Coroado de Araçoiaba (desativado); Cavalo Marinho de Mestre Batista; Cavalo Marinho Boi Ventania (em processo de reativação); Cavalo Marinho Boi Maneiro; Cavalo Marinho Boi Pintadinho de Lagoa de Itaenga (desativado); Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado; Cavalo Marinho Boi Brasileiro; Marinho Boi Tira-Teima e o Cavalo Marinho Boi Pintado. Neste universo de representação que o MTCM apresenta em sua comunicação ao público visitante, têm-se 14 (quatorze) personalidades do Cavalo Marinho que são: Mestre Aicão (falecido); Mestre Mariano Teles (falecido); Mestre João Picica (falecido); Mestre Duda Bilau (falecido); Mestre Pinto (falecido); Mestre Biu Alexandre; Mestre Antônio Honório da Silva; Mestre Luiz Paixão; Mestre Zé de Bibi; Mestre Grimário; Joel da Rabeca; Pedro Luiz; Wellington Rubens Severino da Silva – Nieto e Dinda Salú. No que tange ao acervo doado e exposto no museu, tem-se a seguinte tipologia e quantitativo de objetos do universo do Cavalo Marinho: Golas (5); Chapéus (3); Chapéus de galante (2); Máscaras (3) Caixote de engraxate (1) Liberá - roupa completa da figura (1) Arco de rabeca (1) Pandeiro (1); Rabeca e arco da rabeca (1); Boneco (1); Véia do Bambu - roupa completa da figura (1) e Capitão Marinho ou Galante - roupa completa da figura (1), além de documentos diversos sobre a memória do Clube Mulher do Campo2. .
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A Escola das Tradições do Cavalo Marinho e o Museu das Tradições do Cavalo Marinho são os principais agentes de mudança na comunidade da Chã do Esconso. O Museu das Tradições fica dentro da sede do Cavalo Marinho Boi Pintado e desde a aquisição da sede vem trazendo entretenimento cultural, formação e ações solidárias. Nas festividades dos Carnavalesco, São João e Natal a própria comunidade vem vender em barraquinhas comidas e bebidas informando que durante as festas eles conseguem apurar mais do que quando estão vendendo em casa. As crianças que fazem parte da escola das Tradições comumente são chamados para se apresentarem em feiras e seminários pelos município vizinho na zona da Mata, eles gravaram recentemente um filme que será exibido em 2024 “Pequenos Mestres”, e nas visitações agendadas de escolas ou turistas ao MTCM os próprios alunos vem demonstrar que apreendem nas aulas é comum ganharem uns trocados em que eles saem contente para comprar doces, concertar a bicicleta ao ajudar com a carne no almoço do dia. Além do MTCM ter melhorado fisicamente a comunidade, pois adquiriram poste de iluminação fazendo com a rua ao lado do Museus voltasse a ser freqüentada pelos seus moradores, o uso do WI-FI é aberto para a comunidade. Demonstraremos no vídeo a Evellyne que fez em 2015 uma formação de seis meses com Andala Quituche quando tinha aproximadamente 8 anos de idade, hoje aos 16 anos é brincante do Cavalo Marinho Boi Pintado, recebendo seu cachê pelas apresentações, realizando viagens por todo o Pernambuco e já assistência Andala tanto nas aulas da Escola das Tradições quanto nas atividades promovidas pelo museu, Evellyne ou Ly como é conhecida, como dizer “ainda vou ser mestra de cavalo marinho” e nós não duvidamos disso.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital promovido pelo estado de Pernambuco FUNCULTURA.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
I Encontro Nacional de Educação Museal - Emuse
Data da ação
06/07/2023
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
NÃO SE APLICA
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Nosso calendário anual consiste em festejos com apresentações de grupos de cultura popular nos ciclos de Carnaval, São João e Natal. Em ações solidarias no dia das crianças e natal. O aniversário do Museu com corte bolo. e Calendário que são acrescentados durante o ano dependendo da demanda que surge como escolas, turistas, execução de projetos nossos ou recebendo projetos de outros produtores.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Regularmente submetemos projetos a editais que são abertos no nosso estado ou a nível federal sem garantia de suas aprovações.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Eventos nos ciclos festivos Natal, São João e Carnaval. Também o aniversário em novembro do MTCM. E quando há apoio em meses sem ser no calendário festivos realizamos a Brincadeira de Terreiro que são apresentações culturais. Sempre aberto ao publico.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
REDE DE MUSEUS DE PERNAMBUCO e REDE DE PONTOS DE CULTURA DE PERNAMBUCO
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Sítio São João, 30, Chã do Esconso, Aliança - PE