Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
20/01/2018
E-mail da sede
omonobacultural@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
David José dos Santos
Cargo do responsável
Coordenador de projetos
Breve história sobre o Ponto de Memória
Como comunidade tradicional de povos de matriz africana, nossa história quanto a preservação dos saberes tradicionais remonta aos anos de 1990, com a instalação do Ilê Axé Omo Ogodó pelo Babalorixá Tutuca de Xangô, qo qual promovia ações de para além do seu aspecto religioso, mais das tradições culturais dos povos de origem Ketu. Em 2018 iniciamos a ampliar nossas atividade para as manifestações artísticas relacionada a tradição e a cultura popular. Passando a desenvolver ações educativas e artísticas a comunidade, em 2022 começamos nosso processo de museologia social, com o mapeamento não só de nossa história quanto comunidade, mais iniciando levantamento das comunidades tradicionais do município de Nilópolis, com a construção do primeiro documento pertinente a essas comunidades, quanto as sua localização, fundação e origens tradicionais. Hoje estamos reunindo nossos materiais de pesquisa, educação e audio visual em prol da criação do ponto de memória Tutuca de Xangô, que visa promover um inventário participativo e social da cultura popular e de matriz africana em nosso município.
Público-alvo das ações promovidas
Pesquisadores, poder público, comunidades tradicionais de matriz africana e estudantes e professores de escolas públicas, alvo de nossas ações educativas como a produção de vídeos sobre cultura popular.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
possuímos fotos que remontam os perídos iniciais do município de Nilópolis, e das suas primeiras comunidades tradicionais,entre os periodos de 1960,1970,1980 em diante. Registro em vídeo de nossas atividades educativas voltadas a cultura de matriz africana e cultura popular. Objetos de uso da comunidade tradicional em questão que remontam os princípios de usa formação e dos 60 de iniciação do Babalorixá Tutuca de Xangô. Relatório e mapeamento permanente das comunidades e agentes culturais de matriz africana do município de Nilópolis.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Somos oriundos da comunidade tradicional Ile Axé omo Ogodó de nilópolis, portanto tendo inserção direta nos povos tradicionais de matriz africana pois somos uma de suas vertentes. Pelos laços pertinentes a esses povos, temos relações diretas pelo tronco original da população Ketu, desde o ilê Apo Afonja de Salvador, e de sua grande representação na Baixa Fluminense o Ile Omo Legi Aje Kutá. Ampliadas pelas nossa busca promovida pelo mapeamento de outra comunidades tradicionais do município, Outras relações se estabelecem com a comunidade nilopolitana e da Baixada Fluminense, devido nossa atuação no campo cultural e no turismo étnico, devido nossa atuação no conselhos municipal de turísmo da cidade. E pela divulgaçõa de nossos resultados e multiplicação para outros atores além das comunidades tradicionais.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Editais da lei Aldir Blanc
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Plano Museológico - planejamento estratégico para museus - enap
Data da ação
03/05/2023
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Plano de Sustentabilidade para museus e espaços culturais - polo hub
Data da capacitação
20/04/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
As festividade pertinentes as tradições do povo Ketu Atividade Formativas como projeto Batuque dos engenhos - formação sobre os ritmos tradicionais de matriz africana e da cultura afro brasileira, via percussão, canto e dança, com aspecto histórico dessas manifestações associado ao artístico; Mapeamento das Comunidades Tradicionasi de Matriz de nilópolis, a ser mapliado a outros municípios da Baixada Fluminense; Oficinas e Palestras sobre inserção na economia criativa, gestão das comunidades de axé voltadas ao terceiro setor, politica cultural para agentes perífericos (com ações como elaboração de projetos, gestão e planejamento estratégico), consultoria a formalização das unidades tradicionais, e iniciamos via o mapeamento o processo de criação de documentação para o tombamento de 2 comunidades tradicionais que remontam a datas anteriores a fundação do município.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Estamos iniciando formações sobre políticas culturais, e a necessidade de preservação da tradicão das comunidades tradicionais de nilópolis. onde este ano iremos desenvolver o projeto Axé 3.0, visando capacitação de jovens de comunidades de terreiro na produção de documentários e registros pelo uso de celulares e aplicativos gratuítos, para filmagem e registro de voz.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Além de nossos eventos tradicionais, voltados a tradição Ketu, temos atividades formativas e educativas relacionadas a manifestações artisticas (dança, percussão e canto) onde são apresentados os elementos históricos e tradicionais desses elementos quanto da cultura ketu como da cultura popular os quais sofreram influência da cultura africana, Temos ações de formação sobre saberes tradiconais relacionados a cosmogonia afro relacionados a a filosofia, o pensar, sua relações com meio ambiente, sabers tradicionais sobre as folhas, costumes, gastronomia, artesanato. Em 2022 realizamos a exposição axé sustentável - a qual mostra a cultura afro por meio de peças produzidas em madeira de descarte de construção, a qual hoje se encontra presente na sala de exposições da Secretaria Municipal de cultura,
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Forum nacional de segurança alimentar dos povos de matriz africana - gt cultural Rede Axé nilópolis - iniciada por nós com mais 8 comunidades de axé de nilópolis como desdobramento do mapeamento que realizamos
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Superintendencia municipal de igualdade racial de Nilópolis
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal de Turismo e Conselho Muncipal de Igualdade Racial de Nilópolis