Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
30/06/2015
E-mail da sede
isisayrescruz@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Isis Ayres da Cruz
Cargo do responsável
Representante | Educadora
Público-alvo das ações promovidas
Os roteiros desenvolvidos dentro da comunidade caiçara de São Gonçalo tem como público alvo pessoas interessadas em conhecer sobre a cultura local, recebemos grupos de turismo, alunos em formação, tanto das escolas municipais, estaduais quanto ensino superior. As atividades também incluem atividades internas envolvendo moradores caiçaras e moradores recentes da comunidade que apoiam e participam dos mutirões e práticas de manutenção cultural.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Em nossos acervos temos produções acadêmicas ligadas a nossa presença e atuação no território como o livro Geografia e Diálogo de Saberes : territorialidades caiçaras em Paraty organizado por Anita Loureiro de Oliveira docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a dissertação de Thiago Lammoglia titulada Ação política e resistência territorial: turismo de base comunitária entre os caiçaras de São Gonçalo - Paraty, Rio de Janeiro. Em nosso acervo temos a presença de artesanatos produzidos por artistas integrantes do coletivo de turismo de base comunitária de São Gonçalo no museu digital Tramas Daqui, primeiro museu online de cestaria do país. A publicação mais recente é a nossa presença na publicação da cartografia social realizada pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina no caderno da região Norte de Paraty.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..)
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
Promover o protagonismo comunitário, a geração de renda, a defesa do território Caiçara e oportunizar aos visitantes a vivência dos saberes e fazeres do povo tradicional além de garantir que parte do recurso proveniente do TBC será feito alguns investimentos na comunidade.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Pesquisa de Mercado Participativo
Data da capacitação
30/01/2020
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Atividades de Trocas
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
As ações de capacitações foram realizadas por meio de oficinas de precificação, estudo de roteiro, visita em outras experiencias de comunidades tradicionais dentre outras
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Visitas técnicas em nossos roteiros no processo de construção e manutenções do espaço sede do coletivo de turismo de base comunitária.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede Nhandereko
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Parceria para a realização do roteiro pedagógico com escolas da rede municipal a Associação Piratii Turismo Associação de Guia de Turismo e Turismólogos de Paraty
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Rede Nhandereko, Associação de Moradores e Produtores Rurais de São Gonçalo.