Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
As ações desenvolvidas têm como público alvo os habitantes da cidade de Atibaia e das cidades de seu entorno, com o objetivo de aproximar e estimular o seu interesse pela memória, história e pela preservação do Casarão Julia Ferraz e patrimônio cultural em geral. Dentre os habitantes, há especial interesse em estudantes de todas as idades e professores, a fim de contribuir em seu processo educacional. As atividades realizadas no Casarão são em sua maioria de acesso livre e gratuito, com o intuito de abranger mais pessoas. Há também o desenvolvimento de ações voltadas para públicos específicos afim de ampliar o público-alvo do Casarão: pessoas cegas e/ou com deficiência visual, pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O Casarão Julia Ferraz é um sobrado de mais de 240 anos com 496,40 m² de área, construído em taipa e madeira. Possui diversos cômodos, um pátio interno e um jardim do início do século XX, com canteiros definidos com tijolos. Em seu espaço interno, ainda se conservam diversos objetos, móveis, livros e revistas antigas que fizeram parte do cotidiano familiar dos séculos XVIII, XIX e XX. Seu acervo documental dispõe de 1.200 itens entre publicações, livros, revistas, jornais e partituras musicais, programas de eventos culturais, registros sobre o artesanato local, cadernos, fotografias, quadros e documentos pessoais dos séculos XVIII, XIX e XX, tais como: Leis do Império (1836); Leis provinciais de São Paulo (1835 – 1849); Droit International n.1 e n.2 (1848), de Henry Wheaton; Mellü Opera (1781), de Paschalis Josephus Millius Freirius; Moral Ética (1778), de Carlos Joseph Mourato; Atlas do Império do Brasil (1868); O moço Louro (1916) e A Namoradeira (1919), de Joaquim Manuel de Macedo; As duas rivais (1920), de Xavier de Montépin; Tragédias da Corte: a formosa Gabriela (sem data) de Augusto Maquet; A formosura da alma (sem data) de Perez Escrich; Dicionário Etymológico (1928), de Silva Bastos; exemplares dos jornais O Estado de S. Paulo (1930) e O Atibaiense (1937); revistas como Carioca (1939), D. Quixote (1919), Selecta (1924), Vida Nacional (1920), Ponto e vírgula (1925), O Polichinello (1917), Nossa Revista (1936), O Malho (1911), O q a (1930), Magazine Popular (1930), A Revista da Semana (1922), Vida Doméstica (1930), O tico-tico (1937), entre outros. As ações culturais e de educação patrimonial realizadas no Casarão Julia Ferraz abrangem todos os seus espaços, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar seus acervos. O acervo documental acaba de passar por higienização especializada contemplada por um edital do ProAC e pretende-se o fomento de um novo edital para providenciar seu acondionamento adequado e catalogação, afim de ampliar seu acesso e possibilitar sua utilização constante para pesquisa e produção de conhecimento.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A Associação gestora do Casarão Julia Ferraz e o espaço mantêm boa relação com a comunidade da cidade de Atibaia e região, tanto com os artistas como com o público em geral. O Casarão faz parte da memória e identidade das pessoas, por ter mais de 240 anos de existência e há quase 50 anos aberto ao público e desenvolvendo atividades de valorização da cultura e da memória. A Associação mantém suas redes sociais atualizadas e ativas, possibilita contato através de email, telefone e whatsapp e está sempre aberta a diálogo, acolhimento de artistas e atividades.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
FID - Fundo dos Interesses difusos - Edital de Chamamento Público nº 01SJDC/FID/2017: aprovação do projeto de Estabilização estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz / Casarão Julia Ferraz. Assinatura do Termo de Fomento em 21/11/2019, publicado em D.O.E em 12/12/2019 Ponto de Cultura Federal: - reconhecido como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2004) Ponto de Cultura Estadual: premiação do Edital 49/2018 de Chamamento e Seleção para Premiação de Iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo” ao Projeto Jardim do Solar, publicado em D.O.E em 13/11/2019 Edital ProAC 51/2022: Edital de Premiação para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc n° 51/2021: Prêmio por Histórico de Realização para Pontos de Cultura. Edital ProAC Expresso Direto nº 40/2021: Fomento Direto a Espaços Culturais e Criativos Edital de Prêmio Reconhecimento da Contribuição à Cultura nº 02/2020 da Prefeitura de Atibaia de acordo com a lei federal 14.017 (Lei Aldir Blanc) Edital de Chamamento Público de Seleção de Projetos nº 03/2020 da Prefeitura de Atibaia de acordo com a lei federal 14.017 (Lei Aldir Blanc) EDITAL 004/22: Concurso de Projeto para Seleção de Propostas de Programação Artístico/Culturais Presenciais no Município de Atibaia/SP Edital Festival Culturar-te 2a Edição - Prefeitura de Atibaia e COMPOCAT: Projeto Podcast Memórias de um Sobrado PROAC ICMS Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo: aprovação para captação do projeto Estabilização Estrutural e intervenção emergencial – prédio Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz (Casa de Julia Ferraz)- Casarão
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Promove aulas de dança e aulas de yoga toda sexta feira no Casarão Julia Ferraz.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Promove ações culturais de formação e difusão artística, com a realização de oficinas, residência artística, espetáculos musicais, dança, teatro e saraus, exposições de artes visuais, fotografia e artesanato. Também promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes, como ação de educação patrimonial.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
COMPOCAT - Conselho Municipal de Política Cultural de Atibaia
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua José Lucas, 11, Centro, 12940-700, Atibaia-SP