Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Organização não governamental
Público-alvo das ações promovidas
População LGBTQIAP+, estudantes, pesquisadores acadêmicos, representantes de pessoas jurídicas e sociedade civil em geral.
Breve descrição do Acervo
Pinturas artísticas em tela; registros fotográficos de performances artísticas de arte drag queen desenvolvidas no espaço institucional; registro fotográfico de expressões rtísticas por meio do grafite no espaço institucional e; documentação institucional das atividades desenvolvidas.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A existência do espaço é um desejo e resultado da iniciativa comunitária de pessoas LGBTQIAP+. Os projetos e atividades são materializados de modo dinâmico em diálogo constante com a comunidade LGBTQIAP+. Um processo aberto a participação de pessoas não LGBTQIAP+ (aliadas) sensíveis a causa e disponiveis a somar forças e criatividade na construção das ideias que são geradas e executadas sob participação, apoio e decisão coletiva. No que tange à gestão das ações museológicas desenvolvidas no espaço institucional da CasAmor, ela reside no resultado das iniciativas e envolvimento coletivo, espontâneo e livre, guiado pelo pesejo de positivar as memórias, histórias e questões identitárias tendo como referencia a memória da comunidade/população LGBTQIAP+ local.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Para Fazer uma Exposição
Data da capacitação
21/12/2019
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Ação educativa: visita guiada ao espaço expositivo com agendamento prévio. Criação e montagem de circuito expositivo: anualmente a instituição abre chamado via redes sociais e/ou whatsapp para multirão de intervenção artística de graffiti no espaço institucional, tendo como processo criativo elementos estéticos produzidos relacionados a produção da cultura e expressões da comunidade LGBTQIAP+. Reuniões: planejamento e decisões das atividades institucionais. Participação em espaços externos: palestras em instituições educacionais, empresas privadas, eventos colaborativos de organizações culturais, eventos em organizações não governamentais de movimentos sociais; representação em Conselho Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos LGBTQIAP+ de Sergipe e; participação em reuniões de ONGs LGBTQIAP+ de Sergipe.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Mostra de exposições a partir do acervo salvaguardado nos eventos comemorativos em alusão a comunidade LGBTQIAP+ na programação dos eventos culturais da instituição. Cine debate sobre memórias, histórias e trajetórias de personalidades e figuras representantes da luta e defesa por cidadania da população LGBTQIAP+. Roda de conversas: partilha de experiências e vivências. Oficinas de produção artística e confecção de produtos artesenais. Multirão de orientações juridicas.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua: I, 214, Loteamento Rio Poxim, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju/SE