Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Breve história sobre o Ponto de Memória
Fundado em 11 de agosto de 1964, com o nome de Centro Espírita Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Casa Verde Odejun), localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, às margens do Rio São Francisco, em Pirapora, a atual Casa de Cultura Afro e Casa de Candomblé Ilê Axé Odejun Queá há mais de 50 anos vem promovendo e preservando a cultura negra. A fundadora Maria Josina dos Santos, conhecida como Maria Curtinha, nascida em Pernambuco, criada em Juazeiro, vindo de sua cidade de criação para Pirapora no ano de 1950, nas antigas embarcações que percorriam o rio São Francisco. Aqui e posteriormente na Bahia, iniciou-se no Candomblé. Filha dos Orixás Oxossi, Oxum e Xangô, Maria Curtinha dedicou sua vida a preservar a cultura negra e ajudar aos que buscavam apoio na religião. Maria Curtinha chegou em Pirapora? no ano de 1950 atracada a gaiolas, em embarcações que cruzavam o Velho Chico de uma ponta a outra, situação comum ao povo negro da época. Ao chegar na cidade de Pirapora, identificou com olhos sensíveis?às necessidades do povo barranqueiro e periférico da época, com isso, iniciou a difusão de trabalhos pessoais, espirituais e comunitários sempre com muita convicção na sua crença. Próxima às águas do Velho Chico, Maria curtinha iniciou sua história de resistência e compromisso social com os moradores do bairro e da cidade. A população do bairro enxerga a Casa de cultura como uma aliada ao processo de desenvolvimento humano, identitário, espiritual, cognitivo, cultural e social.
Público-alvo das ações promovidas
Somos uma OSC localizada em um bairro periférico da cidade de Pirapora/MG. Vivemos e enxergamos a necessidade de inserção social dos jovens, mulheres, crianças e adultos do nosso bairro. Compreendemos também a nossa importância no processo de construção da identidade barranqueira para o município de Pirapora. Pensando nisso, o nosso intuito é contemplar toda a comunidade periférica e carente do bairro Aparecida bem como toda comunidade piraporense, turistas e pesquisadores. Atualmente as instituições educaionais de ensino, pesquisa e extensão tem recorrido ao patrimônio da Casa de Cultura como referencia de estudos e aprendizagens de praticas, saberes e vivencia e da cultura barranqueira, ribeirinha afro-brasileira na defesa dos direitos humanos e na luta dela igualdade racial.
Endereço do site
Início
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Atualmente, para o bom andamento das funções do ponto de cultura e do nosso Ilê, adotamos um sistema organizacional de comissões compostas por membros da casa onde cada uma tem uma função.São elas: Comissão da igualdade racial: Com a missão de identificar, analisar, planejar, executar e monitorar ações relativas às demandas apresentadas pela população negra local, coordenar projetos e programas, acompanhar implantação das políticas públicas de promoção de igualdade racial nos órgãos locais, conferências municipais e estaduais, atuar como interlocutor nas demandas da igualdade racial nas áreas de saúde, educação, cultura, juventude, gênero, assistência social e emprego, lazer, justiça e comunicação. Incentivar e apoiar a criação do Conselho de promoção da igualdade racial. Comissão LGBTQIA+: Com a missão de promover a participação ativa nas conferências de saúde e assistência social. Elaboração de estudos e pesquisas e incentivar, a realização de campanhas relacionadas à defesa e promoção dos direitos humanos LGTBQI. Palestras na própria instituição ou instituições escolares parceria com Centro de Promoção à Saúde CPS ( CTA, SAE e UDM). Participação na programação anual de saúde e lei das diretrizes orçamentárias do município. Comissão de Ética: Com a missão de elaborar e propor alterações ao regimento interno da instituição. Tratar diretamente com o presidente da casa assuntos pertinentes ao bom desenvolvimento da mesma. Comissão de comunicação: Com a missão de aplicar, revisar e adequar os arquivos, documentos, fotos, vídeos e arquivos da instituição.Atualizar as páginas nas redes sociais periodicamente. Comissão pedagógica: participar e colaborar nas reuniões das instituições, acompanhar o desenvolvimento dos projetos integrados, oferecer apoio aos mesmos divulgar, propor e apoiar os projetos da casa e participar dos mesmos .
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Primeiramente, buscamos entender as necessidades da nossa comunidade, através de estudo técnicos posteriormente, planejamos a nossa intervenção social. Através dos projetos de intervenção social, conseguimos estabelecer o diálogo entre OSC e comunidade buscando minimizar as vulnerablidades da comunidade. Na nossa organização as atividades mais comuns são as aulas de bordado, capoeira, percussão, reforço escolar e projetos que desenvolvemos ao longo do tempo para resolver determinados problemas. todas essas ações são realizadas a partir das experiencias, vivencia, memorias, e tradições da cultura afro-brasileira.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
sim, Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial – SNPIR do Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos, o Plano de Trabalho que detalhará a execução das ações previstas na Proposta do SICONV de nº 022321/2021, através de recursos oriundos da Emenda Parlamentar Individual nº 39160016, de autoria da Deputada Áurea Carolina.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Biblioteca Tamboril
Data da capacitação
07/03/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Sim, capoeira, artesanato, dança, percussão, aula de reforço e estamos implantando o coral afro.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Sim, treinamentos para os oficineiros e certificados de participação
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
sim, festa Cigana, feijoada de Ogum, Festa de Yemanja, Festa de Oxossi, Festa das crianças (Cosme e Damião),
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselho Municipal da Assistente Social e Conselho municipal da Mulher.