Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
06/09/2013
E-mail da sede
bembiblioteca@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Maria Inês Accioly
Cargo do responsável
Integrante da autogestão
Breve história sobre o Ponto de Memória
Engenho do Mato é um bairro periférico localizado na Região Oceânica (RO) de Niterói, marcado por profundas disparidades sociais: condomínios de classe média alta dividem o território com comunidades de baixa renda constantemente ameaçadas pela gentrificação e pela especulação imobiliária. A RO abriga um patrimônio histórico, cultural e ambiental de rara diversidade no contexto da região metropolitana do Rio de Janeiro, constituído por sambaquis de 8.000 anos, vestígios materiais do período colonial, comunidades tradicionais de pesca artesanal e quilombola, parques florestais, uma reserva extrativista marinha e duas lagunas ricas em biodiversidade e ainda preservadas. O surgimento da BEM teve origem em dois acontecimentos. O mais imediato, de caráter local, foi o crescimento do movimento hip hop na região, que teve e ainda tem sua mais vibrante expressão na Roda Cultural do Engenho do Mato. Desde fevereiro de 2013 a Roda passou a ocupar a praça pública localizada em frente à biblioteca, oferecendo regularmente, entre outras atrações, uma competição de MCs conhecida como Batalha do Conhecimento, saraus de poesia e a Biblioteca Comunitária Móvel. O segundo acontecimento foi o movimento secundarista de ocupação das escolas públicas a partir das jornadas de junho de 2013, quando um grupo de jovens da comunidade local, impregnados pela energia do movimento, decidiram ocupar e reorganizar a biblioteca da escola, que estava fechada havia quase dez anos. Desde então, a ocupação permaneceu ativa e em constante expansão na sua oferta de atividades culturais à comunidade. No período de emergência sanitária da pandemia, quando a biblioteca permaneceu fechada, compartilhamos através de nossas redes sociais obras literárias em formato digital e concentramos nossos esforços no apoio material à parcela da comunidade local mais fortemente atingida, através da campanha Doe a Quem Precisa (distribuição de cestas básicas).
Público-alvo das ações promovidas
O público-alvo da BEM é constituído, principalmente, pelos moradores do Engenho do Mato e bairros adjacentes da Região Oceânica de Niterói, com especial ênfase aos alunos das escolas públicas da Região.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Temos na biblioteca um acervo de cerca de 5.000 títulos, além de uma estante rotativa com livros que levamos para doação em eventos realizados na Região Oceânica (BEM itinerante). Além de literatura de ficção adulta e infanto-juvenil, reservamos amplo espaço para obras em diversos segmentos das Humanidades (Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História, Geografia), além de prateleiras específicas dedicadas a temas libertários como diversidade de gênero, cultura negra e indígena, direitos humanos e cidadania, economia solidária etc. Além disso temos um acervo digital com vídeo documentários sobre os coletivos culturais mais representativos da Região, que pode ser acessado pela internet através do portal Arte em Rede RO.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Todos os integrantes do coletivo de autogestão são moradores do Engenho do Mato ou bairros adjacentes, em contato permanente e direto com a comunidade. Além das interações presenciais, que procuramos priorizar convidando a comunidade a conhecer e participar das atividades e dos eventos realizados, que são quase sempre abertos e gratuitos, temos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram) que facilitam a interação e a percepção de demandas da comunidade. Nossa estreita conexão com outros coletivos, principalmente através da Rede Cultural RO, do Fórum de Cultura da Região Oceânica e do Arte em Rede RO, também contribui para multiplicar os canais de interlocução.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Prêmio Ações Locais da Prefeitura Municipal de Niterói, Edital de Retomada Cultural da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Oficinas: Coral, balé infantil inclusivo, percussão brasileira, capoeira, kung fu, artesanato afro e yoga; Circuito de Trocas da Rede Cria de Apoio à Primeira Infância; Projeto BEM Musical
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Cursos de fotografia e de produção audiovisual
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todos os eventos da BEM são abertos ao público.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede Cultural RO e Arte em Rede RO
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não