Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação
Público-alvo das ações promovidas
Embora o nosso principal foco seja a população carioca, o Rio Memórias destina-se a jovens e adultos, sem qualquer discriminação, que tenham interesse na história e memória da cidade do Rio de Janeiro. Para as atividades virtuais, inclui-se aqui pessoas residentes em qualquer cidade do Brasil e usuários residentes no exterior. Já as atividades presenciais são voltadas, majoritariamente, para estudantes de escolas públicas de ensino médio e fundamental situadas no município do Rio de Janeiro.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo do Rio Memórias é constituído por uma coleção de memórias que resgatam eventos, lugares e personagens da história do Rio de Janeiro através de conteúdo textual e multimídia em formato digital. São mais de 500 memórias disponibilizadas em nosso museu virtual, cada uma contando em média com três imagens, selecionadas com rigor metodológico e pesquisa aprofundada, sendo privilegiadas imagens raras e inéditas. A relação de diálogo entre as imagens e o texto escrito expande as referências, entendimentos e imaginação dos visitantes. As memórias que constituem o acervo do Rio Memórias são sempre acompanhadas das referências bibliográficas que amparam a pesquisa, bem como a identificação dos acervos das imagens, auxiliando pesquisadores e estudantes em seus próprios projetos. Baseado nos preceitos da museologia social, o repertório histórico oferecido pelo acervo do Rio Memórias, em toda sua diversidade temática, busca valorizar o patrimônio material e imaterial, memórias e histórias populares, criando vínculos de interesse e afeto entre o público e a cidade. As memórias estão organizadas em salas temáticas que, por sua vez, compõem as galerias numa costura conceitual que oferece sugestões de percurso, e não caminhos certos. Esses arranjos são pensados pelos curadores do Rio Memórias, Heloisa Starling, Antonio Edmilson Rodrigues, Luiz Antonio Simas, Luiz Rufino, e Mônica Lima, Frederico Coelho, Rafael Mattoso e Andrea França, que produzem e orientam os pesquisadores a serviço do Rio Memórias na produção das memórias, além de selecionar as memórias produzidas por estudantes universitários e de escolas públicas. O acervo do Rio Memórias é armazenado em backups e registrado em documentos de controle. Também constitui o acervo do Rio Memórias o material presente nos nossos perfis nas redes sociais Instagram (@riomemorias), Facebook e Youtube.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
São inúmeras as interações do núcleo responsável pela gestão do Rio Memórias com a comunidade local. A Diretoria é responsável pela interlocução permanente com as escolas públicas parceiras, secretarias municipais e estaduais de cultura, turismo e educação e museus e instituições culturais tais como IPN, MUHCAB, MAR, Museu do Amanhã. Também é frequente o contato com líderes comunitários nas áreas onde estão as escolas que atuamos.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital Sesc Pulsar
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Programa de aceleração BTG PActual
Data da capacitação
30/11/2021
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Oficinas e Passeios pedagógicos para alunos de escolas públicas situadas no município do Rio de Janeiro, percursos guiados para o público em geral por pontos históricos relevantes, aulas públicas e privadas sobre a história da cidade, "lives" no YouTube com especialistas e eventos públicos gratuitos para promover a cultura carioca.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Lives, percursos históricos pela cidade e aulas.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Termo de Compromisso assinado com a Secretaria de Turismo para instalação de 30 placas de sinalização de monumentos e importantes postos históricos e culturais da cidade. Projetos aprovados nas Leis Rouanet, Lei de Incentivo do ICMS e Lei de Incentivo do ISS do Município do Rio.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Light SESA, BTG Pactual, Norsul, Adam Capital e Kasznar Leonardos.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
MAM Rio (Livia Baião), Museu Histórico da Cidade (Maria Luiza Paranaguá) e o Projeto Recriando Raízes em Costa Barros (Livia Baião)
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua São José 40/4o Andar