Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Breve história sobre o Ponto de Memória
Ofertamos Oficinas de Capoeira, expressão cultural de destaque, assim como as demais práticas que lhes são correlatas posto que são expressões regularmente vinculadas a Capoeira, onde desenvolvemos: Oficinas de capoeira, e demais linguagens artístico-culturais como Samba de roda, Puxada de Rede, Maculelê; Agenda de leituras, literaturas e ‘oralituras’ afro-brasileira. Através de diálogos regulares em rede, virtual e/ou presencial onde a figura e relevância do papel social da/do Griot seja evidenciado; Iniciativas de qualificação para atuação no campo da cultura, como Cursos, Debates, Palestras com a equipe de agentes culturais e/ou através de parcerias para tal fim, favorecendo a autonomia intelectual e administrativa dos diferentes coletivos que se integrarem as nossas ações. Privilegiamos as regiões periferizadas e empobrecidas dos respectivos municípios onde atuamos e onde a oferta regular de cultura é escassa tanto pela frágil atuação do poder público quanto pelas condições de precariedade nas quais vivem estas comunidades construindo, assim, um círculo vicioso onde a formação de crianças e adolescentes é comprometida gravemente. Romper esse ciclo nefasto, com a oferta regular de cultura afro-brasileira, é possibilitar formação integral para esse público infanto-juvenil através de uma iniciativa orgânica onde crianças e adolescentes sejam reconhecidos em sua plena cidadania, multidimensional e pluricultural.
Público-alvo das ações promovidas
Alguns segmentos populacionais são mais vulneráveis que outros, seja em razão da condição demandante de “proteção integral”, caso de Crianças e Adolescentes, seja pela invisibilização e negação sistemática de Direitos em uma sociedade adultocêntrica. Por outra via, os agentes culturais, em especial das culturas populares, tradicionais e afro-brasileiras enfrentam dificuldades singulares no desenvolvimento de suas atividades culturais que são, em suma, seus modos próprios de existência, re-existências e produção de subjetividades, portanto indissociáveis, a exemplo dos coletivos de Mestres e Mestras organizados em seus Ilês, Associações, Grupos, Quilombos, etc. Deste modo, destacamos abaixo alguns pontos de percepção que justificam, no nosso entendimento, a necessidade premente do aumento da oferta de iniciativas culturais a estes segmentos, abaixo elencados, seja na perspectiva dos usuários que atendemos - crianças e adolescentes - seja na perspectiva dos agentes promotores das atividades culturais desenvolvidas por nossa Instituição: Mestres e Mestras de Capoeira, graduados e graduadas sob a orientação destes/as. Na capoeira dizemos que “calça de homi não dá em minino” para evidenciar a relevância da ancestralidade, temporalidade como condição para a mestria. Por outra via, o diálogo intergeracional perpassa todas os diferentes aspectos de nossas práticas posto que crianças, jovens, adultos e idosos convivem harmonicamente entendendo que há uma trajetória ancestral, um caminho já trilhado a ser continuado, e superado, pelas gerações atuais e as vindouras. Nas palavras de Galeano, é para isso que serve a Utopia: “para que eu não deixe de caminhar.” Nosso público-alvo são: Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social; Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e Mestres e Mestras que através dos seus Grupos e Associações de Capoeira que utilizam nossos espaços para qualificação e formação continuada e ainda para pesquisas.
Endereço do site
Redes sociais
YouTube
Spotify
Breve descrição do Acervo
Nosso acervo conta hoje com mais de 4 mil livros sobre as culturas africanas e afro-brasileiras e indígenas, livros sobre culturas populares e tradicionais, dvd's, jornais diversos, coleção completas de todas as revistas de capoeira, mais de 500 cd's de capoeira e culturas populares e tradicionais; principais LP's de Capoeira, dentre estes muitas raridades; mais de 10 mil músicas em MP3; Instrumentos musicais de fabricação própria; Equipamento multimidia para projeção de filmes e documentários em nosso Cineclube, dentre outros.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A nossa relação com a comunidade é desde sempre, tendo em vista termos como foco uma das premissas da Convenção da UNESCO sobre o Patrimônio Vivo: "Valorizar a comunidade para que esta aprenda a valorizar os patrimônios culturais".
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital da Lei Aldir Blanc 2020 (SECEC RJ); Edital Fomentão da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, Edital do Ministério da Cidadania Projeto Kilombarte Contra as Drogas; Edital Retomada Cultural 2 da SECEC RJ.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Oficinas culturais, realiza eventos sobre patrimônio e memória, oferece aulas de capoeira e artesanato, cineclube, atua com a Rádio WeB Capoeira, lançamentos de livros, reuniões diversas e qualificação e formação continuada com os agentes culturais e a comunidade.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Cursos sobre escrever projetos culturais, prestação de contas; racismo e educação antirracista, etc.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Oficina Cultural na Ginga da Leitura; Oficinas de Confecção de Xequerê; Biblioteca Comunitária com acesso franqueado ao público de segunda a sábado, Cineclube, lançamento de livros, aulas de capoeira, Encontros sobre a Salvaguarda da Capoeira; Festival de Músicas de Capoeira...
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede Brasileira do Patrimônios Culturais Imateriais Registrados; Rede Nacional de Ação pela Capoeira; Fórum de Capoeira do estado do Rio de Janeiro; Fórum de Capoeira de São Gonçalo, Fórum de Capoeira de Niterói; Fórum de Capoeira de Guapimirim; Observatório do Patrimônio Cultural do SUDESTE; Fórum dos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Rede dos Pontos de Cultura de Niterói; Rede Brasileira das Culturas Populares e Tradicionais.
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Associação de Moradores, Associações e Grupos de Capoeira.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Nacional de Política Cultural (Gestão 2012/2016); Conselho Estadual de Política Cultural - CEPC RJ (Gestão 2016-2018); Conselho Municipal de Política Cultural de Guapimirim (Fomos presidente do Conselho por dois mandatos); Conselho Municipal de Política Cultural de São Gonçalo (onde já fomos os mais votados e vice-presidentes); Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói (Eleitos em 2023).
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Júpiter, 84 - Vila Olímpia - Guapimirim - RJ - Cep: 25940-178