Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Público-alvo das ações promovidas
Público Alvo/Ações desenvolvidas - 1. Pastorinhas da Terra - Preservação de manifestação tradicional - canto, performances, indumentárias e oralidades Preservação de instrumentos musicais antigos, acervo de fotos e vídeos antigos. A referência temporal do grupo é um roteiro teatral denominado “Pastorinhas da Tapera”, cuja datação remonta ao ano de 1930, indicando que o grupo tem no mínimo cerca de 90 anos de existência, mas os moradores da localidade acreditam que a tradição ultrapasse um século Manifestação cultural da Tapera é agraciada pelo Edital de Seleção Pública nº 1, de 21 de junho de 2019 Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha.A premiação é destinada à Mestres e grupos de manifestações tradicionais de todas as regiões do Brasil. Com 99 pontos em 100 possíveis, o Projeto apresentado pelo Centro Cultural Tapera Real obteve a melhor pontuação do estado de MG e a 4ª melhor do Brasil. 2. Banda Musical da Tapera. Preservação de instrumentos musicais antigos, acervo de fotos e vídeos antigos.O início de atividade musical da Corporação se deu na década de 1930, tendo como fundador o senhor Geraldo Magela que tocava trompete. Os primeiros instrumentos da entidade foram conseguidos através de doações dos moradores e dos próprios músicos que deram início a banda de música. Além do fundador a banda tinha entre seus integrantes: Zé Gregório, Oscar (Tuba), Valdomiro, Joaquim Benedito, Zé Reis (saxofone), Andrelino (trombone), Antônio de Duca (trompete), Antônio Teixeira de Barros ou Totó de Bina, Zé Mãe (caixa surda), José Pereira (caixa), José Isidoro Pereira ou Zé Tobias, Abel Joaquilino (bombo), Joaquim Alves, Joaquilino (Prato), Joaquim da Silva Pimenta (Quicá) e Alberto Gonçalves.Em 1950 a Corporação foi desativada, sendo reativada novamente no ano de 1972 pelo maestro Joaquim de Alves, que veio do distrito de Costa Sena - Conceição do Mato Dentro. Seus novos integrantes eram: Germano Pereira da Silva, Antônio de Souza Figueiredo, Reinaldo, Bento, Enéias Fernando da Silva, Gerson José Pimenta, Geraldo Gonçalves da Silva, Paulo Afonso da Silva, José Alonso Pimenta, Joaquim da Silva Pimenta e José Fernando. Em certo momento da década de 70, os membros dessa segunda formação improvisaram instrumentos de bambu, com os quais tocavam certos dobrados da banda. Os membros principais eram: Geraldo Zé Nosso, Santo Silva, José Altaviano de Jesus (Zé de Maria Pequeno), Germano, Francisco Pereira Silva, Isaias (Ziquito), José Augusto da Conceição. 3. MEMÓRIA DE SABERES E OFÍCIOS TRADICIONAIS/PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL TAPERENSE ESTÚDIO MÍDIA JOVEM Valendo-se da atratividade exercida pelas novas tecnologias junto aos jovens, o projeto mostrou-se um grande sucesso na articulação intergeracional entre estes e a melhor idade, faixa etária onde geralmente encontramos os portadores dos saberes e tradições que buscamos preservar. Neste horizonte, em Maio/2021 foi implementado o Programa de Valorização do PI da Tapera, como foco na salvaguarda de saberes/fazeres e manifestações tradicionais da comunidade. Esta iniciativa vem contribuir para a formação artística e profissional de jovens da comunidade recrutados como agentes de cultura digital e que contam com instrução e acompanhamento de profissionais especializados nas áreas de vediografia e antropologia. 4. Prazeres Gastronômicos da Tapera: Dos biscoitos em forno de barro à experiência das Quitandeiras Esta atividade, protagonizada por mulheres, tornou-se uma tradição culinária das unidades domésticas da Tapera e vizinhança, onde podemos observar os fornos de barro compondo o mosaico produtivo dos quintais.
Breve descrição do Acervo
constituem no seu acervo fotos da década de 40 a aos dias atuais do grupo de pastorinhas, assim como caderno com descrição das musicas roupas e objetos da mesma, além de instrumentos da banda da musicas da década de 50 e 60 e 70, partituras, forno e fogões de lenhas da décadas de 20 e 60, áudio vídeo de 2005 aos dias atuais, livros com históricos e relatos de antigos mestres do grupos de pastorinhas e da festa da burrinhas e objetos.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
ponto tem sede própria e aberto de segunda a segunda das 8:00 as 16:00, e o ponto principal de referencia para diversas atividades artísticas populares e de exposição da mesma
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
convenio com prefeitura de Conceição do mato dentro e emenda parlamentar
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
com grupo de pastorinhas e de vivencia mineiras através da gastronomia do forno de barros, ensaio da banda de musicas, e dança folclóricas
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
receptivos turístico culturais
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
rede ponto de cultura de memorias
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
prefeitura de Conceição do Mato Dentro
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
conselho de cultura municipal, Codema, Conselho Municipal de patrimônio material e imateriais
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua do Carmo 211 Santo Antônio do Norte