Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Direito privado
Público-alvo das ações promovidas
– Comunidade do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, composta por cerca de 90 membros, com diversidade de gênero, cor, nível escolar, faixa etária e origem social; – Comunidades das casas-filhas do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon na Região Sul da Bahia, igualmente compostas por uma diversidade de gênero, cor, nível escolar, faixa etária e origem social: Ilê Axé Ijexá Ogum Xoroquê Lajá, em São José da Vitória; Ilê Axé Odé Aladé Ijexá, Boca da Mata/Ilhéus; Ilê Axé Ijexá Omi T’Odé, Fazenda Bom Jesus I/Arataca; Ilê Ijexá Orixá Odé Omojua, Vale do Sol/Itabuna; Ilé Asé Ijexá Osun Omilolá, Litoral Norte/Ilhéus; – Comunidades do entorno do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, especialmente do Bairro Santa Inês, que vivem em situação de vulnerabilidade social; – Comunidades do entorno das casas-filhas do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon; – Professores e alunos das redes pública e privada de ensino da Região Sul e do Estado em geral; – Pesquisadores e produtores culturais da Região Sul, do estado em geral, nacionais e internacionais. – Povos tradicionais de terreiro e povos originários no Brasil; – Associações culturais da Região Sul Baiana.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O Ilê Axé Ijexá é considerado um museu vivo, pois nele a tradição e a memória se revelam para além da sua arquitetura, mas também nos rituais, nas cantigas e nos toques musicais, no gesto, na linguagem, nas danças, nas vestimentas, na alimentação e na medicina tradicional. Essas são as principais fontes de renovação contínua dos seus acervos. Para além do seu acervo vivo, o Ilê Lailai dispõe de objetos museológicos, documentos textuais e iconográficos, produtos audiovisuais e sonoros, que remontam a história da família ancestral do Babalorixá Ajalá Deré (Ruy do Carmo Póvoas) e constituem a memória da comunidade Ijexá do Sul da Bahia.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O fio ancestral que tece a teia de memórias da Nação Ijexá no Sul da Bahia é Ignez Mejigã, uma mulher negra africana, Sacerdotisa em Ilexá tornada escrava no Brasil. Os descendentes de Mejigã se constituíram num grupo afrodescendente que exerceu a resistência negra no Sul da Bahia, principalmente pelo viés da religião. Mejigã, enquanto viveu, passou para os seus descendentes os segredos religiosos que foram transmitidos de geração em geração. Trata-se da história a contrapelo da Região, contada pelo viés de um povo excluído e perseguido historicamente, por suas crenças. O Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, desde 1975, desenvolve ações religiosas e sócio-culturais, atuando no compromisso ético e político da luta contra o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa. Hoje, o Terreiro tem no Ilê Lailai Ignez Mejigã um braço museal ecossistêmico, a entrelaçar a potência da cultura ijexá com ações de preservação ambiental nos seus territórios, pela manutenção das suas áreas verdes e pela promoção de ações de reflorestamento e de agroecologia nos territórios das comunidades participantes. O Ilê, cotidianamente apoiado pela ASSANCRI, tem participado de eventos sócio-culturais e educativos, através de seus membros, mas sobretudo do seu babalorixá, na divulgação da cultura e da religiosidade afro-brasileiras em diferentes espaços, extrapolando suas fronteiras. Para isso, o Ilê Axé Ijexá e seu museu tem atuado em parceria com diferentes segmentos culturais, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz, Academias de Letras de Itabuna e Ilhéus, Fundação Cultural de Itabuna, além dos efetivos intercâmbios que realiza com comunidades tradicionais de terreiro, a exemplo do tradicional Terreiro do Cobre, localizado em Salvador (BA). Contribui ainda com ações de preservação ambiental, pela manutenção de sua área verde, fazendo face às ameaças locais de desmatamento e atuando pela promoção de ações de reflorestamento e manutenção da vida silvestre na Região. É importante salientar a atuação política do Ilê Axé Ijexá pela sua participação e representatividade efetiva em vários conselhos e instituições culturais nacionais, estaduais e municipais. O Ilê Axé Ijexá também presta assistência material às comunidades vulneráveis, com a doação de cestas básicas, não apenas como uma ação filantrópica para a pacificação e o bem estar da população em seu entorno, mas também como de efetivo cuidado para com a memória Ijexá na teia de relações sociais tecidas historicamente por seus ancestrais. Aliada a esta ação social, o Terreiro recebe estudantes e moradores dessas comunidades para visitas guiadas aos espaços que compõem o Ilê Lailai Ignez Mejigã.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Oficina Virtual sobre Certificação como Ponto de Memória
Data da ação
26/05/2023
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Seminário Intensivo "Memórias Vivas: Arquivos e Museus Comunitários”/Ibermuseos
Data da capacitação
30/10/2021
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Visitas guiadas para estudantes e professores e para as comunidades do entorno.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
– Oficinas internas para criação de objetos artesanais ritualísticos e artísticos. – Seminários internos para inventário e planejamento de atividades.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Exposições, atividades recreativas e educativas ligadas à cultura afro-brasileira para o público infanto-juvenil, peças teatrais.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/Ilhéus Kàwé – Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais da Universidade Estadual de Santa Cruz/Ilhéus Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) da Fundação Joaquim Nabuco/MEC/Recife Museu da República/Rio de Janeiro Museu Carlos Costa Pinto/Salvador
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Academia de Letras de Ilhéus Academia de Letras de Itabuna Cátedra UNESCO/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ULHT Educação, Cidadania e Diversidade Cultural – Lisboa/PT Projeto Baobá Bahia Faunart Produções Artísticas
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal do Meio Ambiente de Itabuna Conselho Municipal da Assistência Social de Itabuna Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Itabuna Comitê das Bacias hidrográficas do Leste (INEMA)
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Getúlio Vargas, 642 - Bairro Santa Inês, Itabuna, Bahia